Após a judicialização do modelo anterior, o vereador já havia questionado a Prefeitura no final de 2021 sobre um programa próprio do município.
Sorocaba, que por um breve período teve como Escola Cívico-Militar a E.M. Mateus Maylasky, poderá contar novamente com a modalidade: é o que está solicitando o vereador — e coordenador municipal do projeto — Dylan Dantas (PL) à Prefeitura. O parlamentar aponta que, como o Governo do Estado de São Paulo anunciou um programa próprio de escolas cívico-militares, a cidade poderia trabalhar em parceria para suprir essa necessidade.
Em maio de 2021, uma decisão judicial suspendeu a implementação da Escola Cívico-Militar mesmo a pós a sua inauguração, alegando inconsistências no processo. Em setembro do mesmo ano, Dantas pediu ao Executivo que trouxesse o sistema de ensino de maneira autofomentada, através de sua Indicação nº 3712/2021. De igual forma, o vereador agora questiona sobre a possibilidade de uma parceria entre Sorocaba e o estado de SP com esse fim, ou, que a Prefeitura possa implementar seu próprio programa em escolas municipais que atendem até o 9º ano. "O interesse da população nesse formato de ensino é notório: na época de inauguração, em consulta pública, 82% dos sorocabanos eram favoráveis a Escola Cívico-Militar, precisamos respeitar a soberania do cidadão", afirmou o parlamentar.
(Assessoria de Imprensa – vereador Dylan Dantas/PL)