Reunião para determinar início dos trabalhos foi realizada na tarde de sexta-feira (4) e teve participação da Polícia Civil e de secretarias municipai
Dando continuidade aos trabalhos para acabar com o aterro clandestino na Vila Barão, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) participou, na tarde de sexta-feira (4), de uma reunião para determinar o início de uma força-tarefa. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal e contou com a participação da Polícia Civil e de secretarias municipais.
Atendendo ao pedido do vereador e após análise do laudo da Defesa Civil de Sorocaba, que demonstra o perigo de desabamento no local, que está sendo utilizado como aterro sanitário, representantes das secretarias municipais decidiram o início da força-tarefa na próxima semana. O objetivo é acabar com o aterro clandestino que está localizado na Rua Dezesseis da Vila Barão.
Segundo Caio Oliveira, a luta em prol dos moradores daquela região teve início em 19 de junho. “Estamos há quase dois meses trabalhando em parceria com a Prefeitura. Desde que a denúncia chegou até meu gabinete, imediatamente, reuni os moradores e comecei a solicitar reuniões nas secretarias municipais para explicar o caso”, conta.
Nesta primeira fase do trabalho, um processo administrativo foi aberto juntando todas as informações da área utilizada como aterro clandestino. Uma cópia será enviada à Polícia Civil para a abertura de um inquérito apurando possível crime ambiental, bem como para investigar o descarte irregular executado por veículos de outras cidades. Em seguida, haverá interdição do local pela Defesa Civil (Secretaria de Segurança Urbana), uma vez que a área corre risco de desabamento.
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) também iniciará a instalação de tubos. Já a Secretaria de Serviços Públicos e Obras realizará a limpeza dos inservíveis do terreno. As secretarias de Meio Ambiente Proteção e Bem-Estar Animal; Habitação; Planejamento; Jurídica e Governo seguem acompanhando e trabalhando para a continuidade da força-tarefa.
“Essa força-tarefa representa o início de uma vitória dos moradores da Vila Barão que não sofrerão mais com o excesso de terra, além do risco à saúde e segurança com a constância de caminhões pela rua. Só tenho que agradecer o empenho a gestão do prefeito Rodrigo Manga que sempre prioriza a população”, conclui o vereador Caio Oliveira.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Caio Oliveira/Republicanos)