Vereador constatou prática da ação no Parque dos Espanhóis e cita denúncias da população sobre outros locais
O vereador Fernando Dini está cobrando à Prefeitura de Sorocaba e ao Saae uma explicação, por meio de requerimento, sobre extravasores encontrados em diversos pontos da cidade direcionando esgoto para córregos e galerias de águas pluviais.
A ação se deu a partir de um vídeo postado na internet pelo próprio vereador em que se mostrou indignado com a sujeira e o cheiro forte de esgoto no lago do Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis. Nas redes sociais, muitos munícipes comentaram a publicação já alertando sobre o despejo irregular de esgoto no local e alguns citaram o consentimento do Saae.
Posterior a isso, um veículo de comunicação também apresentou denúncias que teriam sido feitas por funcionários do Saae, alegando que a autarquia tem adotado o sistema de extravasores para evitar o entupimento em pontos de saturação na rede de esgoto.
Ainda segundo denúncias divulgadas na mídia, um funcionário chega a chamar de gambiarras o que o Saae tem feito, quando deveria, segundo ele, optar por uma tubulação de diâmetro maior.
Bairros como Barcelona, Vila Assis, Jardim Piratininga, Jardim do Sol, Parque Vitória Régia, Bairro dos Morros e Vila Mineirão são alguns dos citados na reportagem.
“O fato é que em muitos pontos da nossa cidade é possível encontrar situação parecida com a que vimos no Parque dos Espanhóis. Isso significa contaminação de água, do solo, risco de doenças para a população, redução na qualidade de vida e danos graves ao meio ambiente. Temos o direito de entender por que existem tantos pontos críticos assim em Sorocaba e o que o Saae tem feito para reverter esse cenário lamentável”, afirmou o vereador Fernando Dini.
(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini)