Projeto que prevê o estreitamento de laços com a cidade chinesa, é de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB).
Os vereadores aprovaram em primeira discussão na 45ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada nesta terça-feira, 1º de agosto, o Projeto de Lei nº 188/2023, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que estabelece como cidades-irmãs a cidade de Sorocaba e a cidade de Xiamen, na China.
Com quase 1,4 milhão de habitantes e fundada em 282 d.C., Xiamen é uma cidade portuária da província de Fujian, com mais de 5,1 milhões de habitantes, na costa sudeste da China, sendo um dos símbolos do sucesso econômico do país oriental. “Um grupo de pessoas, inclusive empresários sorocabanos e de Xiamen, estão selando um intercâmbio comercial entre as duas cidades e tem interesse nessa parceria, inclusive com a possibilidade de trazer investimentos para cá”, afirmou o autor ao defender a proposta.
João Donizeti observa ainda que Xiamen possui uma economia industrial, baseada em eletrônicos e máquinas (50%) e serviços financeiros (49%), com a agricultura ocupando apenas 1%. Além disto, a ilha de Guliangyu, localizada em Xiamen, é tombada como patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Para o vereador, ao se tornarem cidades-irmãs Sorocaba e Xiamen poderão estabelecer programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais. Observando que a China e o Brasil são duas das maiores nações com economias em desenvolvimento, com um grande comércio e cooperações entre os dois países, João Donizeti lembra que Xiamen já é cidade-irmã de algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Fortaleza.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, que apresentou a Emenda nº 1, suprimindo dois artigos que delegavam tarefas ao Executivo e que também foi aprovada.