O vereador Ítalo Moreira (PSC) quer desburocratizar os serviços de zeladoria na cidade de Sorocaba. O parlamentar é o autor do Projeto de Lei 018/2021, e também vem construindo há mais de dois anos a encampação de sua ideia pelo Poder Executivo.
Ítalo Moreira conta que “o nosso projeto de desburocratização da zeladoria foi um dos cinquenta que protocolei no primeiro dia do meu mandato, em 2021, e que depois o próprio Prefeito afirmou que iria encampar, mas até agora não conseguimos levá-lo à votação”.
Segundo o texto do projeto, passaria a se autorizar que pessoas físicas ou jurídicas realizem ações de zeladoria, como pintura, troca de lâmpadas, roçagens, etc., no Município, além de possibilitar o financiamento coletivo destes serviços. Em contrapartida, a Prefeitura concederia descontos nos impostos a serem pagos.
“Serviços de zeladoria lideram as queixas na prefeitura municipal de Sorocaba. São diferentes órgãos responsáveis pelo recebimento das queixas e, muitas vezes, isso é feito de forma descoordenada e ineficiente”, explica o vereador.
Conforme dito pelo parlamentar, foram realizadas diversas reuniões com o Poder Executivo desde 2021, buscando aperfeiçoar e construir um projeto que traga bons proveitos para a cidade, melhorando a prestação de serviços à sociedade em geral, com mais rapidez na execução, barateamento do custo e segurança jurídica.
“O nosso objetivo é ajudar a população, desburocratizando o rígido sistema de serviços de hoje, que dificilmente atende a população no tempo e na forma adequada, criando então um plano de zeladoria em parceria entre a iniciativa privada e o poder público”, finaliza Ítalo.
(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/PSC)