01/08/2023 14h30
atualizado em: 01/08/2023 10h40
Facebook

Segundo o vereador, munícipes relatam demora de mais de 45 dias para agendamento de exames

O vereador Fernando Dini, por meio de requerimento, questiona a Prefeitura de Sorocaba quais exames hoje são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba e o prazo máximo para a realização dos mesmos.

De acordo com ele, os munícipes têm relatado dificuldades para agendamento de exames preventivos, como o Papanicolau, alegando que a demora no agendamento se dá também por conta de férias de profissionais da saúde, como enfermeiras. “Um dos casos chegou a ser publicado na imprensa e cita uma paciente que aguarda por dois meses para agendar o exame preventivo na UBS Lopes de Oliveira”, conta.

Diante das informações recebidas de que outras pessoas têm enfrentado o mesmo problema, o vereador Fernando Dini busca uma resposta da Prefeitura de Sorocaba sobre os prazos para a realização de todos os exames hoje oferecidos pela rede pública municipal.

“A saúde não pode esperar. Como um exame preventivo pode demorar tanto para ser realizado? Como o próprio nome diz, ele é preventivo, precisa ser realizado com regularidade. Esse foi um dos casos que tivemos acesso, de um exame específico, mas quantas pessoas estão passando por isso e com dificuldades para realizar outro tipo de exame? Então vamos ter claro, por meio deste requerimento, qual o prazo máximo que existe na nossa saúde”, afirmou o vereador Fernando Dini.

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)