31/07/2023 13h30
atualizado em: 31/07/2023 12h56
Facebook

O projeto de lei, que entra em primeira discussão nesta terça-feira, 1º, tem como objetivo promover intercâmbio entre as duas cidades em diversas área

Sorocaba poderá tornar-se uma cidade-irmã da cidade portuária de Xiamen, na China, que conta com quase 1,4 milhão de habitantes e possui uma moderna indústria de eletrônicos e máquinas. É o que prevê o Projeto de Lei nº 188/2023, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que entra em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira, 1º. 

O projeto de lei prevê que Poder Executivo sorocabano poderá firmar acordos, programa de ação, convênios e outros programas de cooperação técnica com Xiamen, cidade portuária fundada em 282 d.C. e que integra a província de Fujian, com mais de 5,1 milhões de habitantes, na costa sudeste da China.

“Xiamen é um dos símbolos do sucesso econômico da China”, afirma João Donizeti, observando que a cidade possui uma economia industrial, baseada em eletrônicos e máquinas (50%) e serviços financeiros (49%), com a agricultura ocupando apenas 1% de sua produção. 

O parlamentar lembra, ainda, que ilha de Guliangyu, localizada em Xiamen, é tombada como patrimônio mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

“Ao se tornarem cidades-irmãs, Sorocaba e Xiamen poderão estabelecer parceria em diversas áreas, desenvolvendo intercâmbios científicos, ambientais, culturais, comerciais, entre outros”, explica João Donizeti, acrescentando que Xiamen já é cidade-irmã de algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Fortaleza.