Membro da Comissão de Obras, Transporte e Serviços Públicos, vereador participou do programa junto com o secretário Darwin de Almeida
A atuação da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) foi tema de bate-papo em edição do programa Comissões em Debate, da Rádio Câmara, com participação do vereador Rodrigo do Treviso (União) – membro da Comissão Permanente de Obras, Transporte e Serviços Públicos da Câmara Municipal. Participaram do programa o secretário Darwin de Almeida, da Serpo, e os diretores de área Evelin Campos e Júlio Foglieni.
Darwin de Almeida explicou que a Serpo é responsável por manter a zeladoria no município e a fiscalização das obras públicas. O secretário detalhou que esse trabalho é realizado por quatro divisões: de manutenção viária, manutenção de próprios municipais, paisagismo e iluminação.
Intermediação dos vereadores – O debate também trouxe à tona a importância do envolvimento da população na conservação da cidade, como a denúncia de locais com acúmulo de entulho e a solicitação de serviços como roçagem e poda de árvores. O vereador Rodrigo do Treviso ressaltou que a população deve procurar os vereadores para apresentar as demandas de seus bairros, mas também explicou que devido a todo o trâmite de pedidos à secretaria (com o processo de solicitação e execução de serviços) nem sempre é possível que a demanda seja atendida com a agilidade esperada.
Outro ponto abordado foi a parceria público-privada, que, segundo os convidados, tem sido essencial para o desenvolvimento da cidade. Rodrigo do Treviso destacou que por meio de medidas mitigadoras (também de incumbência da Serpo), diversas obras foram realizadas na região da Vila Helena, como por exemplo o asfaltamento de vias no bairro Jacutinga, onde por falta de condições de mobilidade os ônibus não podiam circular em dias de chuva. Outro exemplo citado por Treviso foi a manutenção do asfalto no bairro Santa Helena, que, conforme reconheceu Darwin de Almeida, muitas vias estavam com o asfalto totalmente danificado.
Em relação ao tema da poda de árvores e roçagens de terrenos, a diretora de área Evelin Campos esclareceu que os serviços só competem à Serpo quando são em áreas públicas. Em terrenos particulares e em frente a residências, segundo ela, tais serviços de zeladoria competem aos proprietários.
O secretário complementou que há muitos problemas enfrentados pela Serpo quando as árvores estão próximas à fiação elétrica. Nesse caso, de acordo com ele, a secretaria precisa fazer parceria com a CPFL para realizar o serviço. “Nosso pessoal faz apenas podas baixas. Podas altas e quando passa por fiação, o pessoal da CPFL que faz, em parceria com a Prefeitura”, pontuou.
Modernização da iluminação – Darwin de Almeida destacou também a aprovação da lei que autoriza a Prefeitura de Sorocaba a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 62 milhões, para modernizar o sistema de iluminação pública do município. O secretário afirmou que a medida permitirá a instalação de iluminação em LED em toda a cidade e agradeceu o apoio fundamental dos vereadores.
Rodrigo do Treviso ressaltou a importância da iluminação pública de qualidade para proporcionar segurança aos munícipes, especialmente os que saem de casa de madrugada para ir ao trabalho. “Com a iluminação em LED essa parte da segurança vai melhorar muito, sem contar da economia com os custos de energia”, destacou o vereador.
O programa Comissões em Debate, apresentado pelo jornalista Carlos Garbo, pode ser conferido na grade de programação da TV Câmara e está disponível no portal e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).