A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT) e a lei que criou a data é de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL)
A Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar audiência pública, na próxima terça-feira, 25, às 19 horas, para discutir o “Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha” e o “Dia Nacional de Tereza de Benguela”.
A audiência foi convocada pela vereadora Iara Bernardi (PT), que preside a Comissão Permanente dos Direitos da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial, enquanto o “Dia da Mulher Negra” foi instituído no município, em 25 de julho, pela Lei nº 11.812, de 9 de outubro de 2018, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL).
No requerimento em que convoca a audiência pública, a vereadora Iara Bernardi afirma que “ainda vivemos em uma sociedade racista e machista, onde a desigualdade social e econômica atinge principalmente as mulheres negras” e, em razão disso, “é preciso relembrar, é preciso gritar é preciso agir e lutar em busca da diminuição das desigualdades e do racismo”.
A Lei nº 11.812, da vereadora Fernanda Garcia, que institui o “Dia da Mulher Negra” em 25 de julho, também prevê a realização, durante o mês, de eventos e campanhas educativas voltadas ao estímulo de debates e ações que promovam a igualdade racial e de gênero.
Por sua vez, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído pela Lei Federal nº 12.987, de 2 de junho de 2014. Segundo pesquisadores, Tereza de Benguela, nascida nas primeiras décadas de 1700, foi uma africana e líder quilombola que resistiu à escravidão nas minas do rio Guaporé, na então Capitania do Mato Grosso. Foi capturada e morta em 1770.
* Atualização: Informamos que, a pedido da Vereadora Iara Bernardi (PT), a Audiência Pública sobre o “Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha”, que aconteceria na noite de 25 de julho, foi cancelada.