De autoria do Executivo, a Lei nº 12.845 divide o concurso em sete categorias, com premiações em dinheiro
Foi publicada no Jornal do Município a Lei nº 12.845, de 19 de julho de 2023, de autoria do Executivo, que institui o Concurso Jornalístico e Publicitário e revoga expressamente a Lei nº 12.554, de 6 de maio de 2022, que tratava do mesmo assunto. O concurso está dividido em sete categorias: Jornal Impresso; Rádio; Televisão; Publicidade; Internet; Assessoria de Imprensa/Relações Públicas; e Projeto Experimental.
Na categoria Jornal Impresso os troféus serão os seguintes: melhor suplemento ou Caderno Especial: Troféu Vitor Cioffi de Lucca; melhor reportagem ou série de reportagens: Troféu Alcyr Guedes Ribeiro; melhor reportagem impressa sobre boas práticas no serviço público: Troféu Adalberto Vieira; melhor jornal de empresa: Troféu Fernando de Luca Neto; melhor jornal de bairro: Troféu Ary Madureira Filho; melhor fotografia jornalística: Troféu Francisco Camargo César; melhor coluna social: Troféu Guyma Baddini.
Na categoria Rádio os troféus serão os seguintes: melhor programa jornalístico de rádio: Troféu José Roberto Ercolin; melhor apresentador de rádio: Troféu José Rodrigues da Silva (Nhô Juca); melhor reportagem de rádio: Troféu Zilá Gonzaga; melhor produção jornalística de rádio: Troféu Wilson e Washington Braz; e melhor reportagem de rádio sobre boas práticas no serviço público: Troféu Mauro Nóbrega.
Na categoria Televisão os troféus são os seguintes: melhor programa jornalístico: Troféu Salomão Pavlovsky; melhor reportagem ou série de reportagens: Troféu Eli Franqui; melhor imagem jornalística: Osmar Oliveira; melhor programa de entretenimento: Troféu Nilson Costa; melhor produção jornalística de TV: Troféu Jomar Bellini; e melhor reportagem de televisão sobre boas práticas no serviço público: Troféu Ângela Martins Vieira.
Na categoria Publicidade os troféus serão os seguintes: melhor outdoor: Troféu Rui Batista Albuquerque Martins; melhor campanha ou peça publicitária impressa: Troféu Francisco Ramos de Andrade; melhor campanha ou peça publicitária radiofônica: Troféu José Ferraz Filho; melhor campanha ou peça publicitária televisiva: Troféu Fernando Dini Neto; melhor campanha ou peça publicitária em mídias sociais: Troféu Manuel Mota; melhor fotografia publicitária: Troféu Álvaro Zalla; e melhor campanha sobre boas práticas no serviço público: Troféu Adilson Incão.
Na categoria Internet os troféus serão os seguintes: melhor portal em utilidade pública: Troféu Flavio Moraes; melhor rede social em utilidade pública: Troféu Roque Pires do Amaral; melhor matéria ou artigo sobre boas práticas no serviço público: Troféu Rubens Pellini Filho; melhor Podcast ou Videocast em jornalismo: Troféu Jurandir Matheus Mercado; e melhor influenciador digital em utilidade pública: Troféu Anna Carolina Tadeu Pascuin Nicoletti.
Na categoria Assessoria de Imprensa/Relações Públicas os troféus serão os seguintes: melhor case de Assessoria de Imprensa/Relações Públicas em Comunicação Empresarial: Troféu André Canevalle Rezende; e melhor case de Assessoria de Imprensa/Relações Públicas sobre Boas Práticas de Comunicação voltadas ao Bem-Estar da População: Troféu Luiz Henrique Ortiz Gonzales. Já na categoria Projeto Experimental, serão escolhidos o melhor projeto experimental em utilidade pública desenvolvido por estudantes de jornalismo; e melhor projeto experimental em utilidade pública desenvolvido por estudantes de publicidade e propaganda.
Os valores dos prêmios concedidos serão fixados em R$ 3.500,00 para cada uma das categorias premiadas, valor a ser corrigido anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). Todo interessado deverá fazer sua inscrição e apresentar os trabalhos inscritos de acordo com a previsão constante no edital. Todos os trabalhos jornalísticos e publicitários concorrentes deverão, obrigatoriamente, versar sobre assuntos que digam respeito ao Município de Sorocaba.
A comissão julgadora será formada por cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das seguintes instituições: Academia Sorocabana de Letras, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Regional Sorocaba), Associação das Agências de Propaganda de Sorocaba e Região, Câmara Municipal de Sorocaba e Prefeitura de Sorocaba.