19/07/2023 11h08
atualizado em: 19/07/2023 11h22
Facebook

Instituída em 19 de julho pela Lei nº 11.654, a data já foi celebrada pela Câmara de Sorocaba em sessões solenes, disponíveis no YouTube

Cido Garoto (à direita), ao receber homenagem na CâmaraForma de desafio da cultura paulista, em que os cantadores porfiam em versos ao som da viola caipira, o cururu é uma das mais importantes expressões culturais da região do Médio-Tietê, que inclui Sorocaba. Em razão disso, o “Dia do Cururu” faz parte do calendário oficial de Sorocaba, celebrado anualmente no dia 19 de julho, conforme a Lei nº 11.654, de 3 de janeiro de 2018, de autoria do então vereador JP Miranda.

Para comemorar a data, a TV Câmara Sorocaba reexibe na manhã desta quarta-feira, 19, a partir das 10 horas, a sessão solene que concedeu o Título de Cidadão Sorocabano ao cantador de cururu Aparecido Garuti, mais conhecido pelo nome artístico de Cido Garoto, realizada na noite de 13 de agosto de 2015. A iniciativa da homenagem foi do então vereador Waldecir Morelly.

Dados biográficos – Paulista de Ibitinga, onde nasceu em 31 de agosto de 1942, Aparecido Garuti – mais conhecido pelo nome artístico de Cido Garoto – veio para Sorocaba com a família com a idade de 12 anos. Começou a tocar viola caipira aos 18 anos e, aos 20, tornou-se cantador de cururu. Trabalhou na indústria têxtil como fiandeiro e, depois, motorista, profissão na qual se aposentou, dedicando-se, então, à atividade de taxista durante cinco anos.

Sessão solene da Câmara de Sorocaba sobre a cutlura do desafio do cururuComo cantador de cururu (forma de desafio, ao som de viola, característico do Estado de São Paulo), Cido Garoto conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira. Em 1985, foi o vencedor de um torneio de cururu realizado pelo Clube União Recreativo do qual participaram 22 cantadores. Em 2006, recebeu o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura. Em 2011, recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira em Belo Horizonte. Neste ano de 2015, com seu Grupo de Cururu de Sorocaba, participou da Frestas Trienal de Artes, do Sesc, com várias apresentações.

Cido Garoto foi também autor do livro “Cururu: Retratos de uma Tradição”, com prefácio do historiador Carlos Carvalho Cavalheiro e publicado pela Linc (Lei de Incentivo à Cultura). Em 8 de maio de 2018, Cido Garoto voltou a ser homenageado na Câmara Municipal, em sessão solene realizada pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), na noite de 8 de maio de 2018, quando foi celebrada a cultura do desafio de cururu. Entretanto, não pôde comparecer à solenidade, pois já estava com problemas de saúde e morreria dias depois, em 16 de maio de 2018, aos 75 anos.

A sessão solene da Câmara de Sorocaba que homenageia Cido Garoto e outros cantadores do desafio de cururu pode ser vista, na íntegra, no YouTube da Câmara Municipal, em duas partes, nos seguintes endereços: https://youtu.be/afrg3eLHe_8 e https://youtu.be/2Y1sJ9OHswk.