O vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), autor do requerimento, ressaltou o papel do servidor na fundação do sindicato dos servidores e da Funserv
A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou votos de profundo pesar, seguido de um minuto de silêncio, durante a sessão ordinária desta quinta-feria, 13, pela morte do servidor aposentado Marcos Antonio Figueiredo Bistao, ocorrida na noite de quarta-feira, 12. A iniciativa foi do vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT), que ressaltou o papel de Marcos Bistão na criação da associação de servidores públicos municipais, que daria origem ao atual sindicato da categoria, e também na fundação da Funserv.
“Marcos Bistão foi uma pessoa fundamental para a criação do sindicato dos servidores, uma vez que formou a associação da categoria, antes da Constituição de 88, a partir da qual a entidade foi transformada em sindicato. Então, se hoje nós temos um sindicato, que já dura quase 40 anos, é porque alguém começou lá atrás, e Marcos Bistão foi fundamental na construção dessa ferramenta tão importante que é o sindicato para a classe trabalhadora”, afirmou Prof. Salatiel Hergesel ao justificar o voto de congratulações.
O vereador, que é sindicalista e já foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, também expressou o sentimento de pesar da atual diretoria do sindicato, presidido por Ana Paula Pereira de Melo, pela morte do servidor.
Marcos Bistão faleceu aos 68 anos. Era casado com Tereza Regina Pinho Bastos Figueiredo Bistao, deixando os filhas Juliana Regina E Ana Carolina. O corpo está sendo velado na Ofebas (Sala Topázio) e o sepultamento será nesta quinta-feira, 13, às 15 horas, no Cemitério da Saudade.