Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
12/07/2023 16h50
Facebook

Proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí

O vereador Ítalo Moreira (PSC) apresentou uma indicação ao Executivo solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. Segundo o parlamentar, essa iniciativa, baseada em modelo adotado pela cidade de Jundiaí, tem como objetivo promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, visando preparar os estudantes para as demandas do futuro.

Segundo Ítalo Moreira, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí “tem-se destacado por seus resultados positivos e o impacto significativo na formação dos estudantes”. Com um investimento de R$ 12 milhões em recursos municipais, a iniciativa coordenada pela Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí introduziu uma variedade de equipamentos de tecnologia educacional nas escolas participantes.

Entre os dispositivos fornecidos estão 3.800 Chromebooks, 81 carrinhos de suporte, 3.126 kits de material maker e 2.530 tablets para o Programa “Estudo é Tudo”. “Esses recursos tecnológicos têm sido utilizados para aprimorar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, possibilitando a realização de projetos sobre pontos históricos da cidade”, conta o vereador.

Além disso, o Programa Escola Inovadora de Jundiaí introduziu 184 robôs educacionais, jogos de apoio às habilidades socioemocionais e telas interativas na Educação Infantil II. O programa também inaugurou uma unidade do Centro de Inovação Educacional Básica Paulista, programa do Governo do Estado, que busca formar uma geração preparada para as profissões do futuro, destacando-se como um ambiente propício à criação e resolução de problemas.

Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas participantes. “Essa habilidade, essencial para o século 21, possibilita que os alunos desenvolvam o pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade. A aprendizagem de programação prepara os estudantes para uma variedade de carreiras futuras em diversos campos transformados pela tecnologia digital”, afirma Ítalo Moreira, que espera sensibilizar o Executivo para que projeto semelhante seja adotado em Sorocaba, proporcionando aos estudantes “uma formação mais completa e adequada às exigências do futuro”.

(Assessoria de Imprensa – vereador Ítalo Moreira/PSC)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.