12/07/2023 09h45
Facebook

A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que homenageou vários pastores e contou com a presença do prefeito de Sorocaba

Sessão solene em homenageem à Igreja Universal

Os 46 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 11, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Cristiano Passos (Republicanos). Durante a solenidade, foram entregues votos de congratulações a pastores e membros da igreja que se destacam na coordenação de vários trabalhos de importância social. 

Cristiano Passos presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; superintendente do Procon, Cristiane Bonito; secretário da Fazenda, Marcelo Regalado; vereador Donizete André, representando a Câmara Municipal de Itu; bispo da Igreja Universal do Reino de Deus em Sorocaba, Bruno Gouveia; o presidente do partido Republicanos de Votorantim, Weber Manga; e o pastor Lilo, da Câmara Municipal de Votorantim.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL), enviou uma mensagem de vídeo: “Boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar o vereador Cristiano Passos por essa linda homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus pelos seus 46 anos de fundação. Nós sabemos do trabalho que a igreja desenvolve não só em Sorocaba, mas no mundo todo. Além da evangelização, a Igreja Universal realiza um grande trabalho social que merece todo o nosso reconhecimento. Que Deus abençoe a todos vocês!” – afirmou o presidente do Legislativo sorocabano.

Cristiano Passos, vereador

Trabalho na igreja
– O vereador Cristiano Passos afirmou que a Igreja Universal do Reino de Deus, ao completar mais um ano de vida, está dando mais vida àqueles que chegam às suas portas, destacando o trabalho dos pastores, esposas, obreiros, jovens e demais membros que recebem quem chega à igreja. O pastor e vereador contou que chegou à Igreja Universal em 1998, há 25 anos, e falou do momento decisivo em sua vida como pastor, que ocorreu em 7 de junho de 2004, quando, após orar a Deus, recebeu a missão de ser pastor em outros países, primeiro na Nicarágua, depois na Bolívia. 

“A partir do momento em que passamos a servir, entregamos a vida ao Senhor. É um sacrifício que pagamos. Todos que estão aqui sacrificaram alguma coisa e a primeira coisa que sacrificaram foi a liberdade. E uma das coisas mais difíceis para um servo é aprender a depender exclusivamente de Deus”, disse Cristiano Passos, que relatou sua experiência como pastor na cidade de San Ignacio de Velasco, uma cidade jesuíta da Bolívia, a partir da qual trabalhou na formação de núcleos da Igreja Universal em localidades vizinhas, enfrentando ruas de terra na garupa de uma moto (uma vez que não sabia pilotar o veículo), que era o único meio de transporte motorizado. 

Bispo Bruno Gouveia“A obra de Deus vai muito além do que a gente vê. Existem as dificuldades também e elas existem para que sejam superadas. Nos próximos anos, quando realizarmos novamente essa sessão solene, que mais pessoas sejam acrescentadas, não apenas na igreja, mas no Reino de Deus, acima de tudo. Que Deus abençoe a todos vocês!” – finalizou Cristiano Passos, que, após sua fala, entregou votos de congratulações a vários pastores da Igreja Universal. O evento também contou com apresentações musicais de Lia Lane, Jonathas, Alan e Donizete, da Banda Força Jovem Universal de Sorocaba.

Outros testemunhos – O prefeito Rodrigo Manga parabenizou o vereador Cristiano Passos pela realização da sessão solene, ressaltou a importância do bispo Edir Macedo, fundador da igreja, e discorreu sobre o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus: “A gente sabe da importância do trabalho da igreja ao longo desses 46 anos, mudando a vida de milhares de pessoas, que saíram das drogas, tiveram seus casamentos restaurados, abandonaram a vida do crime e se transformaram em homens e mulheres de Deus. É um trabalho reconhecido em todas as esferas, inclusive na esfera política”, afirmou Manga.

Rodrigo Manga, prefeito de SorocabaO bispo Bruno Gouveia, ao agradecer à homenagem à igreja, observou que muitas instituições acabam com menos de dez anos de existência, enquanto a Igreja Universal do Reino de Deus caminha para completar meio século e continua crescendo. “O fato é que a mesma visão que Deus deu ao bispo Macedo há 46 anos atrás é a mesma visão que nós mantemos até hoje, que é salvar almas”, afirmou o bispo, lembrando as dificuldades que a Igreja Universal enfrentou em sua história, inclusive com pedidos de fechamento de igrejas junto às autoridades. Falou sobre o papel das esposas dos pastores, que também se sacrificam em prol da igreja e do trabalho missionário no exterior, inclusive na Ucrânia, em meio à guerra. “Valeu a pena termos colocado nossas vidas nas mãos de Deus a serviço da Igreja Universal do Reino de Deus”, enfatizou.

O vereador Donizete André, de Itu, que está há 40 anos na Igreja Universal, falou de sua história pessoal de conversão, quando chegou à igreja “desenganado pelo vício”: “Tive um encontro com obreiros, pastores, pessoas, que fizeram por mim o que os meus pais não puderam fazer. Então, fui integrado ao quadro de pastores e preguei por mais de onze Estados e um país. Nos primeiros dez anos da Universal, ela esteve muito focada na salvação das pessoas. Depois, passou a desenvolver um intenso trabalho social nos presídios, na Fundação Casa, nos becos das cidades, entre as pessoas que vivem no mundo do crime das drogas”.

O vereador e pastor lembrou que, quando começou, eram 15 igrejas, hoje são mais de mil igrejas só em São Paulo. “Estamos falando de mais de 160 mil obreiros, mais de 20 mil pastores, milhões de pessoas em 143 países onde a Igreja Universal do Reino de Deus está presente. Estamos aqui para darmos os nossos parabéns à Igreja Universal e ao seu criador, que é o Espírito Santo, através do bispo Edir Macedo. Só temos a agradecer por tudo o que a Igreja Universal tem feito por pessoas de todas as classes sociais, indo ao encontro principalmente dos mais necessitados, socorrendo as almas, socorrendo os aflitos, abrindo portas para as pessoas”.

Também foram exibidos diversos testemunhos gravados enaltecendo o papel da Igreja Universal do Reino de Deus, entre eles, as mensagens do pastor e deputado federal Jefferson Campos (PL-SP), do pastor e deputado estadual Carlos Cezar (PL) e do bispo e deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). Por sua vez, o Pastor Lilo, vereador de Votorantim, lembrou do trabalho desenvolvido pela igreja no período da pandemia. 

A sessão solene em homenagem aos 46 anos da Igreja Universal do Reino de Deus foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).