A iniciativa foi do vereador Fernando Dini (MDB), que ressaltou a importância cultural do evento para a cidade
Os 16 anos do Projeto “Féria de Sevilla” foram comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 5, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes personalidades: a diretora artística do Sala Tablado Flamenco, Thalma di Lelli; o coordenador do Conselho de Pastoral da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Manoel Tomaz Neto; o coordenador da equipe de eventos da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Manuel Galhardo Moreira; e o ex-vereador Antônio Rodrigues Filho, conhecido como “Mexerica”.
O evento contou com apresentações de dança do grupo Sala “Tablado Flamenco” e com depoimentos das alunas do grupo, entre elas, Luciane Garcia, que disse que o flamenco é uma “maneira de ser, uma maneira de ser forte, de perseverar, de encontrar o encanto da vida e exercer a feminilidade”. Outras dançarinas também ressaltaram a importância histórica do Sala Tablado Flamenco, no sentido de preservar a cultura espanhola e levar essa cultura para as ruas da Vila Hortência, quando um grupo de mulheres segue dançando pelas ruas do bairro.
O vereador Fernando Dini ressaltou a importância do evento: “O Projeto ‘Feria de Sevilla’ é uma forma de perpetuar uma rica tradição em cultura e arte. A ‘Feria de Sevilha’, realizada na Vila Hortência, é uma maneira de reproduzir parte da também ‘Feria de Sevilha’, mais conhecida como “Feria de Abril’, realizada todos os anos desde 1847 na cidade de Sevilha, localizada no sul da Espanha. São dias de imersão na cultura europeia com comidas e danças típicas no bairro conhecido por ser o reduto em Sorocaba das famílias descendentes de espanhóis” – afirmou Fernando Dini, lembrando que o evento teve início em 2007 e, desde então, sempre o acompanhou, juntamente com sua família e amigos do bairro, destacando também a centralidade da Paróquia Bom Jesus em sua vida.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).