“Expo Mundo dos Heróis e suas curiosidades” fica em exibição no saguão principal do Legislativo até o dia 30 de julho
A Câmara Municipal recebe, durante o mês de julho, a “Expo Mundo dos Heróis e suas curiosidades”, uma exposição de ilustrações sobre heróis de histórias em quadrinhos que trazem informações sobre as origens dos personagens e fatos históricos que influenciaram cada criação. A exibição, realizada por intermédio do vereador Ítalo Moreira (Podemos), fica em cartaz até o dia 30 deste mês, no saguão principal da Casa de Leis.
As ilustrações são obras do artista sorocabano Edélcio Ipanema, ilustrador e cartunista, que por meio de desenhos sobre papel, traçou personagens como Super Homem, Mulher Maravilha, Feiticeira, Space Ghost, Flash entre outros. As obras também são acompanhadas de informações curiosidades sobre cada personagem, como o fato de que o Super Homem, quando criado em 1938, não voava e era mau, características que foram alteradas com o passar do tempo. Outra observação destaca pelo autor é quanto ao personagem Wolverine aparentar ter 30 anos de idade, mas possuir cerca de 120 por não envelhecer.
O artista também cita nas obras a influência de momentos históricos que influenciaram algumas criações, como a luta contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, representada pelas ações do Capitão América, e a corrida espacial que levou o homem à Lua, representada pelo Quarteto Fantástico. “Procuro associar a arte dos quadrinhos com fatos e curiosidades das décadas quando surgiram tais personagens”, explica. Segundo Edélcio, suas obras já passaram por outros locais de Sorocaba, como shoppings, biblioteca municipal, Faculdade de Engenharia (Facens), Universidade de Sorocaba (Uniso) e eventos referente a cultura pop e nerd, conhecida como “geek”.
Sobre a escolha do tema para criar a exposição, Edélcio conta que os heróis rementem a infância e também aos tempos áureos da família. “Todos temos um herói e heroína conosco, que são nossos pais”, disse. Segundo ele, trabalhar com personagens de histórias em quadrinhos é uma maneira de ensinar um pouco de história a juventude. “Hoje em dia, devido ao advento da internet, muitos estão deixando de ler e pesquisar. Procuro levar a informação através do meu trabalho, através da arte”, justifica o artista que tem obras espalhadas por vários estados e países.