O vereador sugeriu ao Executivo estudo de viabilidade para implantação do sistema visando à sustentabilidade ambiental e economia de recursos
O vereador Italo Moreira apresentou uma indicação à Prefeitura de Sorocaba propondo que seja realizado um estudo de viabilidade para a implantação de uma tecnologia inovadora de economia de combustível e redução de emissões em veículos da frota municipal, com enfoque especial no transporte público.
A tecnologia em questão foi desenvolvida pela startup Hydroflex, que está sediada no Parque Tecnológico de Sorocaba. De acordo com informações da empresa, a tecnologia se baseia na utilização de uma solução de HHO (hidrogênio e oxigênio) que, quando usada em veículos, pode resultar em uma série de benefícios, como economia média de 30% no consumo de combustível, redução significativa nas emissões de CO2 e monóxido de carbono, aumento da potência do motor, e prolongamento da vida útil do mesmo.
“Além dos benefícios diretos para a frota de veículos, a adoção desta tecnologia pode ter um impacto positivo mais amplo sobre a cidade de Sorocaba, incluindo a melhoria da qualidade do ar e a contribuição para a sustentabilidade ambiental”, afirma Italo Moreira, para quem a implantação dessa tecnologia pode trazer “economia de recursos públicos e benefícios para a saúde pública”.
Outro aspecto relevante desta indicação, conforme ressalta Ítalo Moreira, é o fato de que a tecnologia foi desenvolvida localmente. “Ao apoiar uma startup baseada em Sorocaba, a exemplo Hydroflex, que desenvolveu essa tecnologia, a cidade tem a oportunidade de fomentar o seu ecossistema de inovação e mostrar-se como um exemplo em adoção de tecnologias sustentáveis”, enfatiza.
Para Ítalo Moreira, “é de extrema importância que os gestores públicos estejam sempre em busca de inovações que possam trazer benefícios não só econômicos, mas também ambientais para a cidade”. O vereador diz esperar que o Executivo analise sua indicação, realize os estudos necessários e encampe a proposta de implantação desta tecnologia na frota de veículos da cidade.
(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/PSC)