04/07/2023 15h27
atualizado em: 04/07/2023 15h29
Facebook

Vereador participou do programa Bate-Papo com os Vereadores na tarde desta terça-feira, 4.

O vereador Ítalo Moreira (PSC) participou, na tarde desta terça-feira, 4, do programa Bate-Papo com os Vereadores, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, onde falou sobre o trabalho realizado no legislativo sorocabano. Entre os temas abordados, destacou a defesa do plano diretor e propostas para as áreas da saúde, segurança e educação.

Ítalo falou sobre a audiência pública que debateu a defesa de zonas residenciais em Sorocaba, as ZR1, como no caso do Jardim Pagliato, que tem sido alvo de grandes empreendimentos. Ele lembrou que os moradores, quando escolheram o bairro, optaram por uma região residencial e não comercial.  Ele ainda citou a necessidade de revitalização da região central, com mudanças na legislação. “A maior ideia hoje, que outras cidades fazem, é revitalizar o centro, para atrair a população de novo, para ter qualidade de vida, de não ficar preso em trânsito e poder fazer tudo em volta”, disse.

Outro tema abordado foi a proposta da política de transparência nas escolas públicas. “Ajuda a combater a corrupção e também na questão administrativa, trazendo vários indicadores importantes”, disse. Segundo ele, a ideia surge da necessidade de aprimorar as informações e fiscalizações das unidades de ensino. “Você cria para os pais e para toda a sociedade, até mesmo para os diretores, uma ferramenta de fiscalização importante, e também para a própria gestão”, explicou.

O vereador também falou sobre ter sido condecorado com o colar Almirante Álvaro da Mota e Silva pelo seu trabalho na Câmara de Sorocaba, voltado à tecnologia e inovação. “Foi uma honra, agradeço a indicação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e a Marinha, que me concedeu a medalha pela nossa atuação na Câmara, como o 5G, do qual sou autor da lei que viabilizou a instalação das antenas na cidade; a redução de ISQN para startups, a lei das universidades, e a lei do Sandbox”, disse.

Ítalo também falou sobre a necessidade de aumento do efetivo da segurança pública no município, que está defasada. “Nosso efetivo é muito baixo, até por isso temos vários indicadores criminais piores do que outras cidades”, afirmou, destacando índices de homicídios em São Paulo e Osasco, que são menores do que os números em Sorocaba. Ele disse que existe a previsão da criação de mais um batalhão da Polícia Militar na cidade.

Sobre saúde, o vereador tratou sobre a cobrança feita para a Diretoria Regional de Saúde por medicamentos de alto custo para tratamento de esclerose múltipla no município. Na área da educação, Ítalo falou sobre a proposta de voucher para aquisição de material escolar e uniforme. “É uma questão de igualdade social, aquela criança que tem condição acaba comprando material diferenciado, enquanto as outras não”, disse. Segundo ele, a iniciativa também permite aquisição de uniforme evitando atraso na logística da prefeitura, além de fomentar a economia local. “A pessoa vai comprar na loja do bairro, que vai crescer e contratar um funcionário na comunidade. Seria um grande avanço para a cidade de Sorocaba”, exemplificou.