O presidente da Democracia Cristã recebeu o Título de Visitante Ilustre, por iniciativa do vereador Cláudio Sorocaba (PL), presidente da Casa
O deputado constituinte José Maria Eymael, com 83 anos de idade e mais de 60 anos de vida pública, visitou a Câmara Municipal de Sorocaba durante a sessão ordinária desta terça-feira, 4, quando fez uso da tribuna e lembrou fatos da Assembleia Nacional Constituinte que votou e aprovou a Constituição de 88, além de discorrer sobre o Partido Democracia Cristã, do qual é presidente nacional. Eymael esteve acompanhado por Rubens Pavão, secretário-geral do partido.
“Não é todo dia que recebemos nesta Casa de Leis um deputado constituinte”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), ao franquear a tribuna para Jose Maria Emayel. Também por iniciativa do presidente do Legislativo sorocabano, Emayel recebeu o Diploma de Visitante Ilustre da Câmara Municipal de Sorocaba, lido pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), a convite do presidente da Casa, com a participação dos demais vereadores.
Ao usar a tribuna, José Maria Eymael destacou o papel das mulheres na vida pública e disse que “a mulher é a consciência dos partidos políticos, porque não se divide nem aceita que se combine uma coisa e se faça outra”. Também destacou o papel das Câmaras de Vereadores, lembrando que, na Constituinte, defendeu a tese de que os municípios deveriam ter sua Constituição Municipal, mas, por um voto, acabou prevalecendo a tese da Lei Orgânica. “Tenho um respeito imenso pelas Câmaras de Vereadores, porque é aqui que o poder político fica junto das pessoas”, enfatizou.
Democracia Cristã – José Maria Eymael lembrou que a democracia cristã está completando 78 anos no Brasil. “Em 1945, um grupo de jovens advogados tomou consciência da existência da democracia cristã na Alemanha e Itália e, voltando para o Brasil, no dia 9 de julho, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, esses jovens fundavam o PDC (Partido Democrata Cristão)”, disse Eymael, que aproveitou para divulgar dois documentários históricos, em vídeo, sobre a história da democracia cristã no Brasil e sobre o papel da democracia cristã na Constituinte, ambos disponíveis na Internet.
Observando que esteve entre os 15 constituintes com maior número de propostas aprovadas, Emayel discorreu sobre algumas bandeiras defendidas pela democracia cristã e também ressaltou alguns potenciais de Sorocaba a serem mais fortemente explorados, como a agricultura familiar e o turismo. “Também gostaria de homenagear um grande constituinte por Sorocaba, que foi meu colega, Teodoro Mendes, sem dúvida, um dos melhores constituintes, ativo, determinado. Que Deus o tenha na sua eternidade”, finalizou.
O secretário-geral da Democracia Cristã, Rubens Pavão, que é jornalista e radialista, contou que iniciou sua carreira em São Caetano do Sul e lembrou Zilá Gonzaga, ícone do rádio sorocabano, que morreu em 2021, aos 87 anos. “Eu gostaria de deixar aqui a homenagem a uma das vozes mais lindas do rádio do Brasil, que foi a minha companheira, minha amiga Zilá Gonzaga”, disse Rubens Pavão, no final da visita de Eymael.