04/07/2023 12h41
Facebook

Vereadora cobra da Prefeitura cumprimento de norma de preservação do patrimônio histórico

Por meio de requerimento à Prefeitura de Sorocaba, a vereadora Iara Bernardi (PT), está solicitando a implantação de medidas compensatórias para a retirada dos postes e cabos elétricos localizados em frente ao Palacete Scarpa. 

Iara lembra que o referido prédio faz parte de todo um conjunto arquitetônico preservado como patrimônio histórico e turístico, sendo também composto pela estação ferroviária, o Museu Sorocabano e a Casa de Maylasky. A vereadora ressalta que o objetivo de sua reivindicação é promover a valorização e conservação do patrimônio arquitetônico, contribuindo para a preservação da história de Sorocaba e destacando o Palacete Scarpa como um dos cartões-postais da cidade.

“O Palacete Scarpa foi a primeira edificação em Sorocaba a ter um elevador. A família Scarpa o construiu em uma localização privilegiada da cidade, onde se via tudo, perto da estação de trem”, destacou Iara Bernardi.

De acordo com a Lei Nº 10.150, de 19 de junho de 2012, que trata da Política de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Cultural do município, é necessário recuperar imóveis tombados, elaborar diretrizes para a preservação desses bens e incentivar a participação de pessoas físicas e jurídicas no patrocínio de obras de recuperação ou restauro.

Além disso, a Lei Nº 10.187, de 25 de julho de 2012, estabelece a mudança da fiação aérea para subterrânea, com um prazo de 12 anos para as empresas concessionárias e permissionárias realizarem a modificação do sistema de fios suspensos por fiação subterrânea. Essa lei abrange a região central de Sorocaba, definida pelo 1º anel viário.

O Palacete Scarpa localiza-se na esquina da Rua Souza Pereira com a Rua Dr. Álvaro Soares, e foi tombado definitivamente pelo Decreto Nº 20.884, de 4 de dezembro de 2013, com grau de preservação 02. Construído na década de 1920, a pedido do industrial italiano Nicolau Scarpa, o palacete abrigou o Banco União e possui valor arquitetônico, histórico e turístico para a cidade de Sorocaba.