Após requerimento aprovado e diversas tratativas, o vereador se reuniu com o secretário de Saúde em estudos sobre o tema
Identificação para prioridade no atendimento de portadores de fibromialgia, essa é a reinvindicação do vereador Dylan Dantas (PL) junto ao Executivo. Autor de um requerimento que questiona sobre a criação da carteirinha – em conformidade com a prioridade garantida pela Lei nº 12.451/2021 – o parlamentar tem tido diversas tratativas no tema, sendo a mais recente uma reunião na manhã de hoje (03) com o secretário de Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, sobre estudos para implantação do documento o mais breve possível.
"Os portadores dessa doença invisível já possuem prioridade garantida pela legislação, mas para que não precisem andar com um laudo complexo para receber o devido atendimento especial, é necessário que possuam uma carteirinha específica para a sua identificação. Cidades como Votorantim já possuem esse cartão", afirmou o parlamentar, que também tem ações para a criação de um Centro de Referência em Dor Crônica e Fibromialgia na cidade, a exemplo do que fez pelo Centro de Referência em Autismo.
Dantas é autor da Lei nº 12.424/2021, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Fibromialgia em Sorocaba, a ser realizado anualmente em 12 de maio. Neste ano por exemplo, atendendo à lei, foram realizadas em várias Unidades Básicas de Saúde ações informativas sobre a doença, através de palestras, cartazes e materiais impressos. A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor constante, e estando associada a outros sintomas, como fadiga, ansiedade e distúrbios intestinais. Ela acomete cerca de 2% da população, sendo mais frequente em mulheres.
(Assessoria de imprensa – vereador Dylan Dantas – PL)