Coronel Cássio Araújo de Freitas foi homenageado em sessão solene, por iniciativa do vereador Cristiano Passos
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Cássio Araújo de Freitas, foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite desta quinta-feira, 29, no plenário da Casa.
A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que dividiu a mesa de honra com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o deputado federal Jefferson Campos; o deputado estadual Carlos Cezar e o secretário municipal de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, que esteve representando o prefeito Rodrigo Manga.
Também compuseram a mesa principal o comandante do CPI-7, o coronel Denis Izumida e o delegado divisionário, Rodrigo Ayres, representando o diretor do Deinter 7, Wilson Negrão, além do major capelão da Igreja Universal, Roni Medeiros. As demais autoridades presentes ocuparam a mesa estendida.
“Me sinto honrado em fazer essa homenagem. Não apenas para entregar uma placa, mas para reconhecer, acima de tudo, o papel do policial, do coronel, mas também do ser humano que temos debaixo dessa farda”, ressaltou Cristiano Passos. “O policial não é um super-herói. É um ser humano e a gente sabe da luta e da dificuldade de vocês”, completou.
A solenidade contou com apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7, sob a regência do mestre subtenente Fabiano Aparecido de Oliveira, que também executou o Hino Nacional ao início do evento.
Dados do homenageado - Cássio Araújo de Freitas nasceu na cidade de São Paulo em 11 de julho de 1969. Filho de Sebastião Monteiro de Freitas e Dany Araújo de Freitas é casado com a coronel da PM, Daniele Cristina Oliveira de Freitas. Ingressou na Polícia Militar em 1990, sendo declarado 2º tenente quatro anos depois e promovido a Coronel em 2020.
Bacharel em Educação Física e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, possui mestrado e doutorado na mesma área. Esteve no comando do Policiamento Metropolitano, do Policiamento Interior-6 e do Policiamento de Área Metropolitana-3 e em 1º de janeiro deste ano foi nomeado Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo tomado posse em 3 de fevereiro, em evento na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
Durante sua carreira militar, atuou em tropas especiais e operacionais, e já recebeu 27 medalhas e condecorações pelo excelente desempenho na segurança pública paulista.
Avanço nos indicadores - O governador Tarcísio de Freitas, por meio de vídeo encaminhado à Câmara de Sorocaba, também enviou sua mensagem ao homenageado. “De fato nosso comandante geral tem feito um grande trabalho em prol da segurança pública do Estado e os resultados já estão aparecendo. A gente tem visto a diminuição dos indicadores criminais a cada dia”, ressaltou.
Ao saudar o homenageado, o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, parabenizou o vereador Cristiano Passos pela iniciativa e disse que o Coronel Geral “merece o título das 645 cidades que compões o Estado”, reforçando, porém, seu laço especial com Sorocaba. Também citou as diversas conquistas de sua gestão, como a detenção de 38 mil indivíduos, sendo 13 mil foragidos, apreensão de 93 toneladas de entorpecentes e de 4700 armas de fogo. Reforçou ainda que, sob o comando do coronel houve o maior reajuste da história para a categoria em um primeiro ano de Governo.
“E por que a segurança pública vem apresentando esses números? Porque é peculiar, é característico do no coronel Cássio, a liderança. Ele sabe o que o patrulheiro passa na ponta da linha”, afirmou. “Então, esses números expressivos são porque, hoje, o policial militar tem um comandante geral que conhece o serviço operacional”, completou.
O coronel geral agradeceu as manifestações, em especial o vereador Cristiano Passos pela homenagem, e reafirmou seu compromisso com a segurança pública. “Não interessa quantas dificuldades vamos enfrentar, quanto mais difícil for, mais motivado vou acordar de manhã todos os dias. As dificuldades virão, serão muitas, mas vamos enfrentá-las de qualquer jeito, em qualquer circunstância”, afirmou o homenageado.
“Nos sentimos honrados por esse momento. Mais um cidadão muito honrado e respeitado não só na corporação, mas em toda a cidade de Sorocaba”, encerrou o vereador Cristiano Passos. A sessão solene para entre do título ao Comandante Geral da PM, Coronel Cássio Araújo de Freitas, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, já está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.