Clayton Lustosa também falou sobre a busca ativa para atualização do Cadastro Único e das ações em prol dos idosos
O combate ao trabalho infantil foi o tema da entrevista do secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, ao “Jornal da Câmara” da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 29, antes da sessão ordinária da Casa. Conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, a entrevista é resultado de parceria entre a Rádio Câmara e a TV Prefeitura.
O secretário discorreu sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que, entre outras ações realizadas no decorrer deste mês, foi marcado pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, que contou com a presença do secretário Gilberto Nascimento, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, juntamente com especialistas e operadores do direito.
“Infelizmente, o trabalho infantil continua sendo um problema crônico em todo o país, inclusive em Sorocaba, mas criamos um núcleo de combate ao trabalho infantil em Sorocaba, o Napet, que é um braço da rede como um todo, para fazermos a abordagem das crianças e adolescentes e também suas famílias. É um programa inédito no Brasil e com bastante sucesso. Hoje, são 185 pessoas sendo atendidas. São 92 crianças ou adolescentes em trabalho infantil, que estão sendo acompanhados diariamente, e outras 93 de suas famílias, como os irmãos”, explicou.
O secretário também falou sobre a busca ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade para que atualizem seus dados no Cadastro Único e possam, com isso, garantir sua bolsa-família. “Começamos esse trabalho em abril deste ano e, hoje, estamos com quase 100% das pessoas já com seu cadastro atualizado. Essas pessoas continuarão tendo direito ao bolsa-família e a mais outros 20 benefícios sociais”, explicou Clayton Lustosa, que também falou sobre as ações em prol dos idosos realizadas ao longo do chamado “Junho Violeta”, que combate à violência contra o idoso, bem como os equipamentos que a Prefeitura oferece aos idosos, como o Centro-Dia.
A entrevista do secretário da Cidadania foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.