Por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), o empresário Marcos Maria Torres foi homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano
O empresário e gestor Marcos Maria Torres, que desenvolve trabalhos sociais, especialmente no âmbito da Igreja Adventista, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara de Sorocaba, realizada no plenário da Casa, na noite de terça-feira, 27. A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que presidiu a sessão solene e ressaltou os relevantes serviços prestados ao município pelo homenageado.
O vereador dividiu a mesa de honra com as seguintes personalidades: do Grupo Agathos Educacional, Oscar Vieira; do Centro Avançado de Ortopedia do Instituto do Joelho, médico Eduardo Luiz Vieira; o diretor de departamento da Associação Paulista Sudoeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Fernando Iglesias; a psicanalista e advogada Marisa Torres; o pastor do Distrito da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Sorocaba, pastor Osmar de Lima Borges. O evento contou com apresentações musicais do Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Sorocaba, de Fernanda Cristina Luís e do pastor Fernando Iglesias.
Dados biográficos – Paulista de Dois Córregos, onde nasceu em 24 de agosto de 1957, filho de Ernesto Maria Torres e Alice Silvestre Torres, Marcos Maria Torres é casado com Sônia Maria Luiz Torres e pai de dois filhos. Veio para Sorocaba em 1979 para cursar Engenharia Elétrica na Facens, quando passou a morar com os tios coronel Laino, à época comandante do 7° Batalhão Militar do Estado de São Paulo, e sua esposa Mafalda.
Em 1983, iniciou estágio numa empresa do aeroporto de Sorocaba, fazendo manutenção de equipamentos eletrônicos de aeronaves. Em 1985, já formado em engenharia elétrica, com ênfase em telecomunicações, ingressou na empresa Splice do Brasil, onde ficou por treze anos, tendo a oportunidade de disseminar a tecnologia de transmissão por fibra óptica por todo território nacional.
Em seguida, passou a administrar em Sorocaba empresas próprias em áreas diversificadas, tais como: empresa de treinamento em tecnologia de telecomunicações; empresa de produtos farmacêuticos e empresa que oferece serviços para animais domésticos. Também atuou na área de gestão educacional por 21 anos, em colégios renomados como Anglo e Objetivo e nas escolas do Grupo Agathos Educacional.
Hoje, além da gestão de empresas citadas, presta serviços voluntários na ASA (Ação Solidária Adventista) da Igreja Adventista do 7º Dia de Sorocaba, como conselheiro e na prática operando diversos projetos de ajuda humanitária e social para famílias carentes em Sorocaba. Exerceu a função de líder de jovens, promovendo e liderando vários acampamentos em Sorocaba, com o propósito de desenvolvimento social, espiritual e cultural da juventude. E apoia o trabalho do Instituto “A Grande Esperança em Sorocaba”, voltado para a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração familiar e social.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo sorocabano.