16/06/2023 14h14
Facebook

Essa é uma das várias ações do parlamentar em prol das pessoas que sofrem com essa e outras doenças invisíveis.

O vereador Dylan Dantas (PSC) está propondo a criação de um Centro de Referência da Dor Crônica e Fibromialgia em Sorocaba. A iniciativa visa oferecer assistência especializada e atendimento multidisciplinar a indivíduos que sofrem com essa dor persistente. Para avançar nessa ideia, Dantas está requisitando a constituição de uma Comissão Especial de Estudo, que terá como meta discutir e promover ações para a implementação do Centro de Referência.

Adicionalmente, Dantas questionou a Secretaria da Saúde sobre a criação de um cartão identificador para portadores de Fibromialgia, que permitiria a esses pacientes terem atendimento prioritário. Essas ações se somam a outras do vereador: o parlamentar é autor da Lei nº 12.424/2021 que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Fibromialgia. "Com a criação desse centro, esperamos ampliar o suporte aos pacientes com essa doença invisível", afirmou.

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica que afeta a musculatura, causando dor e está associada a outros sintomas como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. A doença acomete 2% da população mundial. A sua causa ainda não é totalmente esclarecida. O que se sabe é que indivíduos com a síndrome possuem maior sensibilidade à dor, relacionada ao centro de dor no sistema nervoso. Assim, nervos, medula e cérebro intensificam qualquer estímulo doloroso.

(Assessoria de Imprensa – vereador Dylan Dantas/PSC)