02/06/2023 15h20
atualizado em: 02/06/2023 20h29

O parlamentar é autor da lei que instituiu no calendário de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização dos Transtornos Alimentares.

Nesta sexta-feira, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) participou de atividades organizadas pela Prefeitura de Sorocaba em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre os Transtornos Alimentares, em 2 de junho. O parlamentar é autor da lei que instituiu no calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização dos Transtornos Alimentares.

Pela manhã, Cristiano Passos acompanhou palestra realizada pela psicóloga Dra. Fabiana Prado aos servidores da Secretaria de Mobilidade (Semob). No período da tarde, o encontro foi na Urbes, com a  participação da equipe de comunicação da autarquia e o presidente Sérgio Barreto. Na próxima semana, estão previstas ações com a Secretaria da Educação (Sedu), voltadas aos profissionais de educação.

A lei de autoria do vereador Cristiano Passos tem como diretrizes, durante a Semana de Conscientização dos Transtornos Alimentares, assessorar e prestar consultoria em projetos voltados para área de transtornos alimentares com o apoio de instituições públicas ou privadas; realizar congressos, seminários, jornadas, exposições e palestras; desenvolver materiais educativos (manuais, folhetos, publicações) e prevenir o aumento da incidência de transtornos alimentares.

Além disso, durante o período é proposto estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas; e fornecer subsídios para reflexões e discussões sobre os seguintes temas, entre outros: obsessão cultural pela magreza; padrões de beleza; autoaceitação e autoestima; e alimentação saudável.