01/06/2023 15h30
atualizado em: 02/06/2023 08h00
Facebook

Membros da comissão, vereadores Ítalo Moreira (PSC) e Péricles Régis (Podemos), e convidados falaram sobre as ações para geração de empregos.

A atuação da Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda da Câmara de Sorocaba foi o tema do programa “Comissões em Debate”, transmitido ao vivo na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, na Rádio Câmara Sorocaba. Participaram da atração os vereadores Ítalo Moreira (PSC) e Péricles Régis (Podemos), membros da comissão, além dos convidados Bruno Santana, da Secretaria Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert); Hygor Duarte, Presidente da Associação Comercial de Sorocaba; e Diego Pucci, do Sebrae, que falaram sobre as atividades desenvolvidas pelas entidades.

Os participantes explicaram sobre o atual cenário de empregabilidade do município e as oportunidades de empreender. Péricles Régis e Ítalo Moreira destacaram o apoio oferecido pelo Sebrae para quem deseja iniciar um pequeno negócio. Diego Pucci detalhou algumas das possibilidades que a entidade oferece a quem tem interesse no empreendedorismo. Péricles aproveitou também para lembrar do trabalho junto ao Saae, para que os pequenos empreendedores não tenham a tarifa de água cobrada como de empresas, de forma contribuir com a geração de renda na cidade.

Hygor Duarte falou sobre os desafios durante a trajetória profissional e explicou os planos da Associação Comercial para facilitar a vida dos empreendedores, como a criação de um “poupa tempo” na entidade para agilizar e resolver as necessidades de quem quer empreender. Segundo ele, a meta é atingir cinco mil associados até o fim do ano, e focar em cursos e palestras.

Os vereadores destacaram o trabalho para revitalizar a região central de Sorocaba, para ampliar o movimento e o comércio local. Ele citou a geração de mais de 1000 empregos por conta de incentivos na região do centro da cidade, e a necessidade de diversificar as áreas profissionais no município, como finanças e tecnologia. “Cada vez mais as atividades vão ser direcionadas ao intelecto e exigindo conhecimentos específicos”, disse Ítalo Moreira, lembrando da importância da qualificação para os jovens.

No programa também foram citados ações colocadas em prática na cidade, como o Mutirão de Emprego, que tem sido exemplo para outras cidades da região. Bruno Santana, da SERT, contou de um caso em que um trabalhador conseguiu duas oportunidades no mesmo dia. “Tem sido uma ferramenta bacana para quem busca recolocação profissional e as empresas que necessitam”, explicou.

Péricles Régis lembrou sobre o trabalho para conseguir a descentralização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e de uma emenda para criação do PAT Itinerante. Segundo ele, uma van já foi adquirida para o serviço. “Uma mãe solo, uma pessoa com mobilidade reduzida, deficiente, não conseguem sair de casa. Ela (a van) vai atender essas pessoas e todas a população”, explicou.

Os vereadores ainda falaram sobre os planos para implantação de unidades de formação tecnológica na Zona Norte e Zona Oeste. Péricles Régis disse que o  objetivo é trazer uma nova ETEC para o município. O programa pode ser conferido na íntegra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e nas redes sociais do Legislativo Sorocabano (YouTube e Facebook).