01/06/2023 10h29
atualizado em: 01/06/2023 10h34

Vereadora falou sobre esse e outros assuntos em entrevista à Rádio Câmara

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 1°, ao Jornal da Câmara, a vereadora Iara Bernardi (PT) discorreu sobre a proposta – defendida em audiência pública promovida por sua iniciativa em parceria com o vereador Ítalo Moreira (PSC) – de concessão de vales para compras de uniformes e materiais escolares para estudantes da rede municipal.

A vereadora expressou seu apoio para a implantação de um sistema em que os pais receberiam os vales (também chamados de vouchers) para compra dos referidos produtos diretamente de comerciantes cadastrados. Segundo ela, a aquisição seria feita por meio de um QR Code. Assim, os recursos seriam direcionados diretamente para as lojas, garantindo seu uso para a finalidade pretendida e prestigiando as empresas locais, fazendo com que o dinheiro circule na região.

Iara Bernardi afirmou que esse modelo tem sido implantado com sucesso em diversas cidades do país, como São Paulo, São Caetano do Sul, Macaé, Angra dos Reis, Três Pontas, Balneário Camboriú e Brasília.

A vereadora observou que o modelo de compra dos uniformes escolares aplicado pela Prefeitura de Sorocaba apresentou diversos problemas como a não entrega de algumas peças inicialmente previstas até a impossibilidade de participação de empresas da cidade e região no certame. Além disso, ela mencionou que houve problemas de qualidade, pois uma firma de Minas Gerais forneceu os uniformes, mas por meio da subcontratação de várias outras empresas, o que resultou em variações na qualidade do material fornecido em diferentes escolas.

Kit robótica – Iara Bernardi também trouxe à tona denúncias feitas por ela relacionadas à compra de kits de robótica pela Prefeitura de Sorocaba, cujo valor totalizou R$ 26 milhões. Segundo a vereadora, houve superfaturamento nessas aquisições, e ela verificou isso pessoalmente no comércio local, onde conseguiu adquirir itens semelhantes por um valor muito inferior.

Iara alertou para a existência de grupos empresariais que fraudam licitações em várias cidades do país e já causaram problemas em outros municípios. A parlamentar mencionou que sua denúncia foi acatada pela Justiça, resultando no bloqueio dos bens do prefeito e no afastamento do Secretário da Educação.

Proteção à mulher – Iara Bernardi também falou sobre audiência pública realizada por sua iniciativa para discutir a implementação do programa do governo federal Casa da Mulher Brasileira em Sorocaba. Esse programa visa construir uma casa com estruturas completas de proteção e prevenção à violência contra a mulher, podendo atender toda a região.

Segundo a vereadora, a prefeitura precisa manifestar interesse para receber o programa, que foi retomado no governo Lula. Com a adesão, o Ministério da Justiça faz a licitação e constrói o próprio público, cabendo ao município apenas a cessão do terreno.

Por fim, Iara Bernardi aproveitou para convidar a população para duas sessões solenes na Câmara de Sorocaba. A primeira será a abertura do curso de promotoras legais populares, no sábado, dia 3, às 15h, que proporcionará formação para mulheres durante um ano, visando que elas conheçam seus direitos e se tornem defensoras de outras mulheres. A segunda sessão solene será na segunda-feira, dia 5, às 19h, quando serão homenageados professores de destaque da rede municipal.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e TV Câmara, e está disponível para ser assistido na íntegra nas redes sociais do Legislativo.