01/06/2023 10h34
atualizado em: 01/06/2023 10h35

O vereador também discorreu sobre trânsito e “tarifa zero” no transporte coletivo, além das melhorias que conquistou para diversos bairros

O movimento pela “tarifa zero” no transporte público, os problemas do trânsito na cidade e as melhorias conquistadas para diversos bairros de Sorocaba foram algumas das questões abordadas pelo vereador Francisco França (PT) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, conduzido pelo apresentador Carlos Garbo, que já está disponível, na íntegra, nas redes sociais da Câmara Municipal.

Francisco França falou sobre o transporte coletivo urbano: “Em todas as cidades, o transporte público tem o lado bom, mas também apresenta problemas. Por isso, é fundamental que os técnicos avaliem diariamente o sistema, porque uma linha que está funcionando hoje muito bem, na próxima semana pode apresentar um problema. Mas quem conhece o transporte público, sabe que Sorocaba tem um dos melhores sistemas do Brasil, com os melhores profissionais, ainda que o sistema tenha que ser melhorado em alguns aspectos”, disse.

O vereador conta que foi contra a construção do BRT, devido ao seu alto custo. “Vai chegar um momento em que não sei se a cidade vai suportar esse custo. Então, talvez teria sido melhor investir no aumento da frota, mas, sem dúvida, com o BRT, o transporte melhorou, ainda que pudesse ter sido melhorado com um investimento menor”, observou, ressaltando que o transporte coletivo é um direito da população que precisa ser garantido com a melhor qualidade possível.

Audiência pública – Pensando nisso, Francisco França convocou uma audiência pública para debater a proposta de “tarifa zero” no transporte coletivo de Sorocaba, a ser realizada no plenário da Câmara Municipal, no dia 4 de agosto, às 9 horas. “Estamos iniciando em Sorocaba um movimento para discutir a ‘tarifa zero’, porque, como insisto em dizer, o transporte coletivo é um direito da população. O poder público já subsidia o transporte com vários milhões para o sistema, então vamos discutir a ‘tarifa zero’, que já é uma realidade em outros municípios, como Itapeva, Piedade, Alumínio e Mairinque, além de São Roque, em que o transporte não chega a ser gratuito, mas a tarifa é 1 real. São cidades pequenas, mas que também têm um orçamento pequeno”, observou.

Francisco França também discorreu sobre diversos problemas no trânsito da cidade, pontuando alguns problemas técnicos em determinadas regiões, e defendeu a conscientização dos motoristas, especialmente dos motociclistas, para que conduzam seus veículos com prudência e segurança. “Infelizmente, a gente vê muita barbaridade no trânsito. Não se justifica de forma alguma colocar em risco a vida dos outros e a própria por causa de cinco minutos a menos. Precisamos de mais campanhas de conscientização a respeito disso”, enfatizou, destacando a necessidade dessas campanhas com os pessoal do transporte por aplicativos.

Exercendo seu quinto mandato como vereador, Francisco França é taxativo: “Costumo dizer que o nosso trabalho é reconhecido, pois é feito com a maior seriedade possível, fiscalizando o poder público, propondo algumas leis, atendendo a população. Tenho certeza de que estamos no caminho certo porque ninguém se reelege cinco vezes se não tiver credibilidade com população” – enfatiza.

Lutas sindicais – Líder sindical do setor de transportes, Francisco França afirma sentir orgulho da categoria que representa e credita os salários e benefícios conquistados pela categoria à luta sindical e ao engajamento dos trabalhadores nessa luta. No seu entender, mais do que um prédio, o sindicato é a força da luta conjunta dos trabalhadores que representa.

O vereador conta que seu primeiro mandato se deve à sua história no sindicato, mas salienta que, a essa luta sindical, que é parte de seu mandato, vieram se somar outras lutas ao longo de seus mandatos como vereador: “Costumo brincar que não sou um vereador deste ou daquele segmento, mas um vereador de Sorocaba. No meu gabinete, estamos à disposição de todas as demandas que chegam, não importa o setor, se educação, saúde, meio ambiente ou buraco na rua e mato para cortar” – afirmou.

O vereador também falou sobre o governo Lula, que, na sua avaliação, está recolocando o Brasil no mapa do mundo, fazendo-se respeitar novamente, “Os dois primeiros mandatos do presidente Lula foram muito bons. O Brasil chegou a sair do mapa da fome, mas, infelizmente, no último governo acabou voltando”, afirmou o vereador, elencando os programas sociais criados pelo nos governos do PT, que, conforme salientou, estão sendo retomados.

Francisco França também falou sobre a lei de sua autoria que garante a gratuidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nos parques de diversões instalados no município e adiantou que está discutindo com o poder público a implementação da lei. Por fim, falou das diversas demandas que atende nos bairros, como construção de Academia ao Ar Livre, o apoio a entidades de combate ao câncer, como a Asipeca, e a valorização dos trabalhadores da saúde, entre outros temas. A entrevista, transmitida ao vivo pela TV Câmara, pode ser vista nas redes sociais do Legislativo sorocabano.