30/05/2023 11h22

Escola sofreu terceiro furto de cabos de energia no ano, resultando em falta de eletricidade

Pais de alunos do CEI 36 – Abney Medeiros Carneiro Dra., localizada no bairro Parque Ouro Fino, procuraram o vereador Fernando Dini (MDB) diante da falta de energia elétrica na escola.

A própria escola informou que na última sexta-feira vândalos furtaram cabos de energia elétrica da instituição. O CEI 36 conta com um vigia, porém o poste onde fica o relógio e de onde foram levados os fios encontra-se na rua e não dentro da unidade escolar, favorecendo a ação de criminosos.

Mesmo sem iluminação elétrica, as crianças tiveram aulas nesta segunda-feira. Para isso educadores abriram todas as janelas além de terem organizado atividades ao ar livre onde puderam contar com a luz natural do dia.

Um dos problemas gerados pela falta de energia, além do não funcionamento do setor de administração e secretaria por falta de computadores, está relacionado à alimentação dos alunos. Sem as geladeiras funcionando, o que impossibilita o adequado armazenamento dos alimentos, as crianças terão que se alimentar de bolachas e não mais de refeições quentes até que o problema seja solucionado.

Diante desta situação, o vereador Fernando Dini cobra a Prefeitura de Sorocaba, não só por uma solução rápida, mas atitudes que evitem o quarto furto de fios da CEI 36.

“Quando algo ruim acontece uma vez, precisamos ficar atentos. Se acontece pela segunda vez é necessário adotar medidas que ainda não foram tomadas na primeira ocasião. Mas permitir que algo que gera tantos prejuízos, inclusive já interferindo na alimentação das crianças, aconteça pela terceira, quarta, quinta vez, é inadmissível. A prefeitura precisa fazer algo pelo nosso patrimônio e nós vamos cobrar”.

A direção da escola informou que a CPFL está ciente do ocorrido e afirmou que cabe à prefeitura a devida manutenção para a normalização da energia na escola. Já a prefeitura, até as 13h desta segunda-feira, não havia retornado o contato feito por parte da escola, solicitando o reparo.

(Assessoria de imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)