29/05/2023 11h25
atualizado em: 29/05/2023 11h36
Facebook

Também por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), foi outorgado o Título de Cidadão Sorocabano a Nilo Bairros de Brum

Com a presença de autoridades e grupos culturais tropeiros de vários municípios paulistas, além de gaúchos e paranaenses, que lotaram o plenário e a galeria da Casa, o Dia do Tropeiro foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de sexta-feira, 26, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), autor de leis de valorização do tropeirismo. Também por iniciativa do vereador, foi entregue o Título de Cidadão Sorocabano ao procurador gaúcho aposentado Nilo Bairros de Brum, por suas ligações culturais com o tropeirismo e com Sorocaba, e houve uma homenagem póstuma a Paulo Quinalia, ponteiro de tropeadas.

Além de Luis Santos, que presidiu a sessão solene, e do prefeito Rodrigo Manga, que compareceu ao evento, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner; prefeito de Itararé, Heliton Scheidt do Valle; prefeito de Taquarivaí, Rubens Carlos Souto de Barros; coordenador da Tropeada Paulista, Orailson Pereira; e o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Campo Tenente, no Paraná, Márcio Anis Mattar Assad. O homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, Nilo Brum, esteve acompanhado de sua esposa, Maria Helena Gomes Caldas.

Outras autoridades – Na mesa estendida, estiveram presentes: Edson Brum, presidente da Câmara de Itapetininga; Paulo Benedetti, presidente da Câmara de Porto Feliz; Leandro Rodrigues Estevam, vereador de Taquarivaí; Ângelo Francisco Valário, vereador de Iperó; Antônio Carlos Assunção Martins, secretário de Educação e Cultura de Cerquilho; Márcio Roberto Neves da Silva, secretário de Cultura de Itapeva; Diogo de Sousa Gonçalves, secretário de Administração de Itararé; Jean Carlos Ribeiro, secretário de Governo de Taquarivaí; primeira-dama de Itararé, Denise do Vale; e Fábio Quinalha, filho do homenageado Paulo Quinalha.

Também presentes na mesa estendida: historiador Geraldo Bonadio (Academia Sorocabana de Letras); Thales Maurício Campos Leite (Associação Cultura da Tradição Tropeira de Tietê); Edmilson Carlos Grando (ACTC); Paulo Vieira (Associação de Muladeiros e Cavaleiros de Itapetininga); Stefanie Plens (Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Capela do Alto); Gabriel Postigo, coordenador da Cultura de Cerquilho; Júlio César de Oliveira Calabrez, coordenador da Cultura de Itararé; Daniele Leite, chefe de divisão do Turismo de Sorocaba; Sérgio Renato Monteiro, da Contur; João Carlos Taborda, patrão do CTG Fronteira Aberta; e Edson Antônio Nogueira, mais conhecido como “Pacote”, tropeiro de Iperó.

O evento contou com diversas apresentações culturais, a começar pela execução do Hino Nacional, que se deu de modo especial, ao violão-solo, pelo músico Álvaro Neves. O Centro de Tradições Gaúchas Fronteira Aberta também apresentou números musicais, assim como a Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco”, que apresentou clássicos da música caipira. Por fim, o violonista e cantor Álvaro Neves apresentou uma música autoral, “O Tropeiro e a Prece”, com melodia de sua autoria e letra de Nilo Bairros de Brum, em forma de oração a Nossa Senhora da Ponte, padroeira de Sorocaba.

Raízes do tropeirismo – O vereador Luis Santos é autor da Lei nº 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas, bem como em locais de fácil acesso à população, sem cobrança de ingressos. Também é autor da Lei nº 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”. 

“Essa sessão solene em comemoração ao Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeiro vem sendo realizada há vários anos e, para nós, é uma grande honra receber pessoas tão especiais nesta Casa de Leis, representantes de várias cidades de vários setores culturais que militam pela causa tropeira, principalmente aqueles que realizaram a bela Tropeada Paulista Itararé-Sorocaba”, afirmou Luis Santos, destacando a importância do tropeirismo na formação do Brasil. “Esse encanto pela causa tropeira, felizmente, está se evidenciando também entre os jovens, inclusive duas adolescentes que representam essa nova geração e participaram da Tropeada Paulista”, enfatizou o vereador.

O prefeito Rodrigo Manga lembrou que o vereador Luis Santos, vice-presidente da Câmara Municipal, sempre foi um defensor do tropeirismo, muitas vezes, segundo o prefeito, “lutando sozinho em defesa das tradições”. O prefeito ilustrou o que disse com um episódio que vivenciou quando era presidente da Câmara: “O vereador Luis Santos, certa vez, estava defendendo desta tribuna os tradições e os valores da família, quando, de repente, o plenário ficou vazio. ‘Fiquei falando sozinho’, ele disse. Eu falei: ‘Fiquei com o senhor”. Mas ele disse: ‘Ficou porque está de presidente senão tinha saído também’. Ainda me puxou a orelha”, brincou Manga, ressaltando que o vereador Luis Santos “é um grande defensor das tradições, dos bons costumes, dos valores da família”. E, para Manga, os festejos do tropeirismo “são um momento único, que também relembra esses valores”. 

Dados do homenageado – Gaúcho de Rosário do Sul, onde nasceu em 2 de outubro de 1938, Nilo Bairros de Brum – que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano, entregue a pedido de Luis Santos pelo historiador Geraldo Bonadio – é escritor, compositor popular e foi procurador de justiça, hoje aposentado. Filho de Herculano Pinto de Brum e Ineraci Bairros de Brum, graduou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde lecionou Direito Processual Penal.

Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1975, atuando em várias comarcas daquele Estado. Lecionou Lógica Jurídica na Escola Superior do Ministério Público Rio-Grandense. Atualmente, reside na capital paulista e tem feito pesquisas sobre o tropeirismo e sobre Sorocaba como a “Meca do Tropeirismo”. É autor do livro “Caminhos do Sul”, sobre o tropeirismo, e algumas de suas composições venceram festivais de cultura tropeira.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.