23/03/2023 07h59
atualizado em: 23/03/2023 07h59

De acordo com o IBGE, Sorocaba dispõe de um total de 82 agentes de trânsito para uma frota de cerca de 520 mil veículos

A favor de uma melhor estrutura e estratégia de trânsito em Sorocaba, o vereador Caio Oliveira (Republicanos) protocolou, na manhã de quarta-feira (22), um pedido para que a Prefeitura de Sorocaba crie uma base para os agentes de trânsito da cidade. A iniciativa atende um pedido da categoria e tem como objetivo melhorar o desempenho da prestação de serviços à população e promover mais estrutura aos funcionários.

De acordo com recomendação da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), os municípios devem ter um efetivo mínimo de um agente para cada mil veículos. Atualmente, em Sorocaba, há 82 agentes e uma frota aproximada de 520 mil veículos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para Caio Oliveira, além da criação de uma base, é necessária a contratação de mais agentes, para melhorar o desempenho desse importante trabalho na cidade. “Sabemos que Sorocaba está crescendo cada vez mais e é de extrema importância a melhoria da mobilidade urbana. Os agentes merecem essa base para desempenhar melhor suas funções em prol da população e também estamos verificando com a Prefeitura a possibilidade de contratação de mais agentes para suprir o atual déficit”, explica o parlamentar.

Agentes de trânsito – O Agente de Trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, a fim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades. Além disso, os agentes de trânsito são responsáveis por orientar os pedestres nas vias urbanas.

Os agentes mantêm a ordem, emitem notificações, participam de ações educativas conscientizando os motoristas e pedestres. Eles são o elo entre o poder público e a sociedade nas mudanças efetivas do trânsito de nossa cidade.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Caio Oliveira/Republicanos)