22/03/2023 12h23
Facebook

O vereador Salatiel Hergesel (PDT) participou do debate com representantes do CVV e do Sindicato dos Servidores

O programa “Radar Cidadão”, da Rádio Câmara, levado ao ar na manhã desta quarta-feira, 22, abordou a saúde mental no serviço público e o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende a toda a população. 

Sob o comando do jornalista Carlos Garbo, o programa contou com a participação do vereador Salatiel Hergesel (PDT), dos plantonistas do CVV, Cristóvão Pereira e José Luiz Húngaro, da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Ana Paula Melo, e da psicóloga Isléia Campos.

Os convidados falaram sobre a importância de se focar na prevenção, ao invés do atendimento de urgência, para evitar problemas como burnout (Síndrome de Esgotamento Profissional) e, nos casos extremos, o suicídio. Sobre esse ponto, foi abordado o trabalho preventivo desenvolvido pelo CVV em ações comunitárias, como as palestras que são ministradas em diversos locais, inclusive nas escolas. 

Também foi relatado o atendimento de escuta do CVV, por meio do canal 188 ou do chat da entidade. Em 2022, o CVV Sorocaba contabilizou 112 mil atendimentos. Os participantes reforçaram que, para dar conta de tantos atendimentos, o CVV está sempre em busca de novos voluntários. 

Segundo Húngaro, os cursos de formação ocorrem quatro vezes ao ano e, portanto, as inscrições estão permanentemente abertas. Voluntários de qualquer profissão podem participar. Também foi reforçado que, ao fim do curso, de 35 horas e que ocorrem de forma híbrida, o participante pode optar ou não por não se tornar um voluntário. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail do centro - sorocaba@cvv.org.br e pelo telefone - 997237156.

Suporte do sindicato – A presidente do SSPMS anunciou que o sindicato está lançando um programa de apoio emocional aos servidores municipais. De acordo com Ana Paula, cerca de 15 servidores são atendidos por semana pelo setor jurídico, com problemas relacionados à saúde mental. 

“Iniciamos no ano passado um trabalho de saúde emocional e agora vamos ter, semanalmente, no sindicato, uma terapeuta que vai ouvir o servidor, gratuitamente. Realmente estamos muito preocupados”, afirmou. Além da profissional à disposição dos servidores, são planejadas outras ações como palestras e um podcast sobre o tema.

Durante o bate-papo, foi citado o caso da supervisora Sara Pereira, vítima da depressão, homenageada postumamente pelo sindicato na Câmara Municipal. 

População em geral – O vereador Salatiel Hergesel falou sobre a dificuldade de atendimento enfrentada pela população, como o acesso a médicos psiquiatras no SUS e até mesmo na rede particular. Para ajudar na questão, o parlamentar defende que os prédios dos antigos “Sabe Tudo” sejam transformados em espaços de apoio de convivência e diálogo, com foco em saúde mental. 

“Não uma clínica, mas sim um espaço de conversa e de diálogo no bairro, onde aquela senhora que sofre violência e a idosa que mora sozinha, possa atravessar a rua e ser atendida”, disse, reforçando que o projeto poderia ser implantado em parceria com o próprio CVV e com outras entidades e universidades. 

Transmitido ao vivo pela TV Câmara, o programa Radar Cidadão ficará disponível no portal do Legislativo e nas redes sociais da Casa.