21/03/2023 14h18
atualizado em: 21/03/2023 14h25

Em entrevista à Rádio Câmara, o vereador falou de suas ações legislativas nas primeiras duas semanas de mandato

O novo vereador da Câmara Municipal de Sorocaba, Caio Oliveira (Republicanos), que tomou posse na semana passada, concedeu entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta terça-feira, 21, antes da sessão ordinária, quando falou das bandeiras e perspectivas de seu mandato parlamentar, que, segundo ele, será voltado para os menos favorecidos. Na entrevista conduzida por Priscila Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador fez um balanço das primeiras ações de seu mandato e da emoção de ser homenageado pela Casa com o Título de Cidadão Emérito, proposto pelo ex-vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), de quem assumiu a vaga, e entregue em sessão solene comandada pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL).

“Foi um dia muito especial e quero agradecer ao presidente Cláudio Sorocaba e ao vereador João Donizeti, nosso líder de governo, por prestigiarem a sessão, que também contou com o Padre Flávio, o Pascoal Martinez, do BOS, e mais de 500 pessoas”, disse Caio Oliveira. O vereador, que já participou de duas sessões (a terceira foi nesta terça-feira, 21), diz que aprendeu muito com os colegas nesses primeiros dias, especialmente sobre questões do Regimento Interno da Casa e enfatizou que considera gratificante ser vereador. “Além das visitas nos bairros, estou tirando todas as segundas-feiras para atender a população em meu gabinete”, conta.

Política de habitação – Eleito presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, também formada pelos vereadores Fábio Simoa e Luis Santos, ambos do Republicanos, o vereador conta que a habitação é uma de suas principais bandeiras, uma vez que, antes mesmo de ser vereador, quando era ouvidor da Prefeitura de Sorocaba, essa já era uma área da administração a que se dedicava, a pedido do prefeito Rodrigo Manga. Citou também várias comunidades periféricas que precisam de regularização fundiária para que possam receber saneamento básico e energia elétrica, algo que, segundo ele, já vem sendo feito pela Prefeitura em parceria com a CPFL.

Para o vereador, a regularização fundiária é um trabalho árduo e burocrático, mas que é essencial para as famílias, muitas das quais não são invasoras, mas foram enganadas ao adquirir seus imóveis. “Na Vila União, por exemplo, a gente vê as crianças brincando com o esgoto a céu aberto. Então, o impacto social da regularização fundiária é muito grande, melhora a qualidade de vida da população”, afirma, observando que, ao regularizar essas áreas, torna-se possível levar saneamento básico e outras melhorias para essas famílias, além de legalizar a posse do imóvel.

Vagas em creches – O vereador também explicou que seu primeiro projeto de lei tem como objetivo zerar o déficit de vagas nas creches, por meio de um chamamento público, que facilitará a locação de imóveis na implantação de novas unidades escolares em bairros com maior demanda por vagas. “Uma creche particular geralmente funciona em casarões adaptados, que atendem todos os requisitos para se tornar uma escola ou uma creche. A ideia do projeto é respaldar juridicamente a Secretaria de Educação para que ela possa alugar imóveis para transformá-los em creche, até que se construam novas creches”, explica Caio Oliveira, observando que essa desburocratização pode contribuir para democratizar o acesso a creches.

O vereador também defendeu a implantação de prontos socorros nos terminais de ônibus do Vitória Régia e do Parque São Bento. Para Caio Oliveira, essas e outras propostas são reivindicações da própria população, que, segundo ele, é a principal fonte de suas ações. A entrevista de Caio Oliveira à Rádio Câmara também foi transmitida também pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra no portal da Câmara de Sorocaba, através de suas redes sociais (YouTube e Facebook).