17/03/2023 10h51
atualizado em: 17/03/2023 10h52

O evento é uma iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT) e tem como curadora a produtora cultural Maria Vieira

A exposição “Frida Kahlo: Uma Mulher à Frente do Seu Tempo”, que reúne trabalhos de várias artistas plásticas, inspiradas na vida e obra da pintora mexicana, foi aberta na noite de quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada no plenário da Casa. A iniciativa do evento, que integra a programação do Mês da Mulher, é da vereadora Iara Bernardi, que dividiu a mesa de honra com a vereadora Fernanda Garcia (PSOL); a coordenadora do Projeto Guri em Sorocaba, Luciana Leme; e a curadora da mostra, Maria Vieira de Souza.

Na sessão solene de abertura da mostra também estiveram presentes: o ex-deputado Hamilton Pereira; a ex-vereadora Tânia Bacelli; a artista Thais Cardoso; a médica Ione Xavier, do Conselho Regional de Psicologia; Rosária Lucas, do Comitê Popular das Mulheres de Sorocaba; advogada Emanuela Barros, ex-presidente do Conselho Municipal da Mulher; e Cristiane Rosas, do Conselho Regional de Psicologia. A mostra ficará aberta ao público no Saguão Salvadora Lopes da Câmara de Sorocaba até 30 de março e reúne quinze artistas de Sorocaba e diferentes regiões do Brasil.

Mulher feminista – “Creio que este plenário nunca esteve tão bonito, tão florido, como hoje, com meninas maravilhosas, em mais uma atividade que várias entidades estão promovendo em Sorocaba, neste mês de março, para trabalharmos a questão da mulher, da condição feminina, do combate aos preconceitos, às discriminações”, disse Iara Bernardi, ressaltando que Frida Kahlo “foi, de fato, uma mulher feminista, à frente do seu tempo, reconhecida em todo o mundo, que abriu portas para outras mulheres”.

A vereadora Fernanda Garcia, por sua vez, também relembrou dados sobre a violência contra a mulher, lamentou que se tente naturalizar essa violência e defendeu maior participação das mulheres nos espaços de poder, inclusive nos parlamentos. A vereadora afirmou que “é preciso combater o machismo estrutural” e enfatizou a simbologia de mulheres como Frida Kahlo e Marielle Franco, que expressam a força das mulheres.

Por sua vez, a professora Luciana Leme, coordenadora do Projeto Guri, fez uma exposição sobre a vida e obra de Frida Kahlo (1907-1954), ressaltando sua trajetória como artistas e mulher na década de 1940, além de LGBT e pessoa com deficiência.

Dados da mostra – Participam da mostra sobre Frida Kahlo as seguintes artistas: Ana Maria Reis, Cecília Bismara, Cida Felipe, Gilda Sabas, Heloísa Nunes Conceição, Léa Zumpano, Jakbenevento, Maria Vieira, Marileusa Reducino, Mônica Mendes, Pedro Amadeu, Selma Pszdzimirski, Soraya Balera, Taïs e Thais Cristina.

De acordo com Maria Vieira, “a exposição representa o olhar e a expressão poética que cada artista imprime, ao criar sua obra, caracterizada pelo olhar que cada uma lançou sobre a vida, a obra e o legado deixado por Frida Kahlo”.

A curadora da mostra enfatiza que, “ao falar de Frida Kahlo, logo vem a mente a história de uma mulher cheia de sonhos e que a limitação do corpo não conseguiu impedir os altos voos que a artista conseguiu alçar”. Para Maria Vieira, “Frida Kahlo é um exemplo de luta e da demonstração da força da mulher”.

Biografia de Frida – A vida e obra da artista mexicana foi retratada no livro “Frida: A Biografia” (Editora Globo, 2011, 624 páginas), da historiadora da arte Hayden Herrera, lançado originalmente em 1983. A biógrafa conta que a primeira grande exposição das pinturas de Frida Kahlo no México foi realizada em 1953, um ano antes de sua morte, aos 47 anos, e, nas décadas seguintes, o prestígio de sua arte cresceu no mundo.

Neste livro, a biógrafa também relata que Diego Rivera (1886-1957), pintor e marido de Frida Kahlo, contava que, em carta, Pablo Picasso (1881-1973) disse que nenhum artista, nem ele nem Rivera, eram capazes de pintar uma cabeça como as de Frida Kahlo, reconhecendo, portanto, a alta qualidade da obra da artista, cuja obra se caracteriza por autorretratos.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e poder ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook). Por sua vez, a exposição “Frida Kahlo: Uma Mulher à Frente de Seu Tempo”, ficará em cartaz na Câmara Municipal até 30 de março.