07/02/2023 10h04
atualizado em: 07/02/2023 10h05

O vereador Cláudio Sorocaba (PL) também falou sobre as comissões permanentes, entre as quais a da comunidade negra, de sua iniciativa

O recorde de produtividade da Câmara Municipal de Sorocaba foi uma das questões abordadas pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), na entrevista que concedeu ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 7, antes da sessão ordinária da Casa.

Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, com produção de Amanda Mendes, o presidente do Legislativo enfatizou que, durante o recesso, quando não há sessões na Casa, os vereadores se voltam ainda mais para suas bases, o que explica o recorde de proposituras apresentadas.

No ano passado, foram apresentadas cerca de 10.300 proposituras e, somente em janeiro deste ano, já foram apresentadas mais de 2 mil proposituras, entre projetos, resoluções, indicações e moções. Cláudio Sorocaba destacou que essas proposituras apresentam demandas variadas, de todos os bairros e regiões da cidade, e citou, por exemplo, o caso das fortes chuvas, que causam estragos na cidade e são um das grandes preocupações dos vereadores.

“Esses dados mostram que os vereadores não estavam de férias no recesso parlamentar, mas trabalhando em suas bases. E quero parabenizar a cada um dos vereadores e vereadoras por esse trabalho incessante em prol da população”, enfatizou. “Esse atuação do parlamento ajuda muito o Executivo, que, através do trabalho da Câmara, consegue mapear melhor as demandas da população”, enfatiza, destacando, por exemplo, recursos para recapeamento que foram conquistados por meio de emendas parlamentares.

Comissões Permanentes – O vereador comentou a escolha das Comissões Permanentes da Câmara, realizada na primeira sessão ordinária do ano, e observou que houve consenso em grande parte das comissões, ocorrendo votação naquelas em que não houve consenso. E explicou a importância das Comissões Permanentes para a tramitação dos trabalhos da Casa.

Cláudio Sorocaba também discorreu sobre a Comissão dos Direitos da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial, criada por sua iniciativa, e que será presidida pela vereadora Iara Bernardi (PT), sendo composta por Fausto Peres (Podemos) e Fernanda Garcia (PSOL). “Como integrante da comunidade negra, sei da importância dessa comissão, porque ainda existe muita discriminação contra o negro” – enfatizou.

Harmonia institucional – O presidente do Legislativo sorocabano destacou a importância da harmonia entre os poderes constituídos, que, no seu entender, contribui com o desenvolvimento da cidade, ao fazer com que os parlamentares levem as demandas da população para o Executivo e tenham essas demandas atendidas.

Também elogiou a gestão do prefeito Rodrigo Manga, que, segundo ele, tem trabalhado nos quatro cantos da cidade, que, conforme enfatizou, “é uma cidade que cresceu muito e precisa ser tratada como cidade grande”. Falou ainda dos recursos provenientes de crédito externo, aprovado pela Câmara no início da gestão passada, e que irá resultar em obras para a cidade a partir desse ano, bem como dos recursos de emendas parlamentares que foram enviados para a saúde.

Por fim, Cláudio Sorocaba enalteceu o trabalho de todos os servidores da Casa, assim como de todos os parlamentares, e lembrou que, nos últimos dois anos, em razão do trabalho de contenção de gastos na Câmara de Sorocaba, foram devolvidos pelo Legislativo sorocabano à Prefeitura Municipal, para aplicação em áreas como a saúde, o montante de R$ 25 milhões. “E conseguimos essa economia sem limitar o trabalho dos vereadores”, acrescenta. A entrevista do presidente da Câmara está disponível nas redes sociais da Casa.