Programa da Rádio Câmara recebeu o vereador Dylan Dantas (PSC) e o secretário de Educação, Márcio Carrara
O presidente da Comissão de Educação, vereador Dylan Dantas (PSC), o secretário de Educação, Márcio Carrara, e a gestora de educação, Isaura Mendes Maganhato foram os convidados do primeiro Manhã Câmara do ano. O programa da Rádio Câmara desta sexta-feira, 3, sob o comando de Priscilla Radiguieri e Marcelo Araújo abordou diversos temas relacionados à educação e cultura, incluindo o incentivo à leitura e o início do ano letivo.
O vereador Dylan Dantas, autor do livro o “O Homenzinho do Pé”, que se tornou um áudio livro produzido pela Rádio Câmara, falou sobre sua motivação para escrever o livro infantil e a experiência de ouvi-lo. “O foco é aproximar a família. Os contos de fada ajudam o desenvolvimento das crianças”, ressaltou o parlamentar que disse que o livro é dedicado a sua filha de quatro anos que, segundo o parlamentar, “ficou maravilhada com o áudio livro”, mesmo já conhecendo a história.
A equipe da Rádio Câmara também produziu o áudio livro do clássico “O Pequeno Príncipe” – ambos estão disponíveis na página Memorial Sorocaba. Por meio de parceria, as duas obras gravadas também foram cedidas para a Secretaria de Educação. Segundo Isaura Mendes, a rede já promove o projeto “Lugares de Ler”, de contação de histórias, para promover o hábito da leitura desde a primeira infância. Há ainda a “Carreta Literária”, que desde setembro leva literatura para diversos locais da cidade.
Retorno das aulas – O secretário de Educação falou ainda sobre o início do ano letivo e sobre projetos implantados no ano anterior e os previstos para 2023. “Nós atribuímos ao professor a carga suplementar, onde ele recebe por sua jornada estendida e dedica-se a projetos no contra turno de seu horário de trabalho, recebendo por isso e recebendo também formação para trabalhar com as crianças”, afirmou.
Carrara citou ainda o projeto “Eu pratico esporte educacional”, criado há dois anos e que oferta 14 modalidades esportivas aos alunos da rede, com foco na socialização e não no rendimento, segundo ele. Outro tema abordado pelo secretário foi o investimento em reforço escolar pós-pandemia e, como inovação da rede, a criação do programa “Edutec”, com implantação do programa Google for Education e distribuição de crome books aos professores, além de tablets e lousas digitais nas escolas, assim como a ampliação da rede de internet nas unidades.
O programa Manhã Câmara, que foi transmitido ao vivo também pela TV Câmara, já está disponível na íntegra nas redes sociais do Legislativo.