01/12/2022 11h23
atualizado em: 01/12/2022 11h23
Facebook

O sonômetro servirá para a fiscalização de bailes e eventos com música excessivamente alta, que prejudicam e incomodam crianças, idosos e animais

O vereador Dylan Dantas (PSC), entre as emendas parlamentares que apresentou ao orçamento municipal para o próximo ano, destinou R$ 40 mil para a compra de um sonômetro – equipamento utilizado para medir o nível de ruído. O recurso está sendo destinado à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento para a aquisição do referido equipamento.

“O sonômetro servirá para a fiscalização de bailes e eventos com música excessivamente alta, que prejudicam e incomodam crianças, idosos e animais, além de prejudicar as pessoas que precisam acordar cedo para trabalhar, mas não conseguem dormir direito à noite devido ao barulho”, afirma Dylan Dantas, salientando que o equipamento é essencial para que o setor de fiscalização da Prefeitura possa cumprir o seu papel.

O sonômetro é um instrumento, geralmente portátil, composto de microfone, pré-amplificador, processamento de sinal e visor. O aparelho mede os níveis de ruído de forma padronizada, captando o som aproximadamente do mesmo modo que o ouvido humano e, de acordo com informações técnicas, fornece medições objetivas e reproduzíveis dos níveis de pressão sonora.