17/11/2022 10h37

A recomendação é baseada em nota técnica do Ministério da Saúde, em virtude do aumento de casos motivados por uma nova variante do coronavírus

Em virtude do surgimento de uma nova variante do coronavírus, a variante Ômicron BQ.1, que tem motivado o aumento de casos de Covid-19, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorocaba está recomendando o uso de máscaras nas dependências da Casa para pessoas com comorbidades. A recomendação tem como base a Nota Técnica 016/2022 do Ministério da Saúde, que atesta um aumento dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, na Semana Epidemiológica nº 45, de 6 a 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos por Covid-19 pelas Secretarias Estaduais de Saúde, resultando em média móvel de 8.448 casos diários nos últimos sete dias, o que significa um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior (3.834). Quanto aos óbitos, a média móvel diária dos últimos sete dias foi de 46 óbitos, um aumento de 28% em comparação com a semana anterior.

Em Sorocaba, o gestor da Santa Casa de Misericórdia, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior, também emitiu nota, no último domingo, 13, recomendando cuidado com relação a nova variante do coronavírus. Segundo ele, “estamos entrando nesta nova onda, que gera menos hospitalização, mas inspira cuidado em pessoas com comorbidades”. Em virtude disso, o gestor da Santa Casa recomendou o uso de máscaras em aglomerações, bem como o reforço na vacinação contra a Covid-19.

Medidas preventivas – A nota técnica do Ministério da Saúde também faz um alerta à população e aos profissionais de saúde quanto à situação da Covid-19 em âmbito local e recomenda o reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle, especialmente a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão e o uso de máscaras de proteção facial, principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).

O uso de máscaras também é recomendado pelo Ministério da Saúde para pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19; pessoas em situações de maior risco de contaminação pela covid-19 como em locais fechados e mal ventilados e locais com aglomeração e serviços de saúde; bem como o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19. O Ministério da Saúde também informa que as recomendações poderão ser revistas conforme alteração da situação epidemiológica e o surgimento de novas evidências científicas sobre a Covid-19.