08/11/2022 11h08

Antiga biblioteca foi reformulada para atender a comunidade, funcionários e imprensa. Local também passa a ser sede da Escola do Legislativo

Com a presença de vereadores e servidores, a Câmara Municipal de Sorocaba inaugurou nesta terça-feira, 8, antes da sessão ordinária, o Espaço de Leitura Criativa “Professor Jorge Narciso de Matos”. A antiga biblioteca do Legislativo foi reformulada para atender a comunidade, funcionários e imprensa, com o objetivo de fomentar a prática da leitura e o desenvolvimento da inovação. O local também será a sede da Escola do Legislativo e do Lab.Leg (Laboratório de Inovação do Legislativo).

A criação da nova estrutura é uma iniciativa da Mesa Diretora por meio da parceria entre a Secretaria de Comunicação Institucional e escritório acadêmico Sociê, composto por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba. O espaço recebeu mobiliário modular, que propicia a leitura e a reflexão, além de contar com computadores e televisão para apoiar o trabalho dos jornalistas que cobrem o cotidiano da Câmara.

O presidente do Legislativo, Cláudio Sorocaba (PL), ressaltou a parceria com a Uniso e o empenho dos servidores da Casa para a concretização do projeto, que busca ofertar para munícipes que frequentam a Casa, aos funcionários e também à imprensa um local acolhedor, de pesquisa, estudo e descanso. Já a vereadora Iara Bernardi (PT), prestou sua homenagem ao professor Jorge Narciso de Matos, de dá nome ao espaço, lembrando sua importância para a história de Sorocaba, em especial à comunidade negra.

Além do presidente e de Iara Bernard, acompanharam a inauguração os vereadores Salatiel Hergesel (PDT), Fábio Simoa (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos) e Fernanda Garcia (PSOL). Também participaram o Diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos, o diretor do LabLeg, Paulo Marquez, e os secretários de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, e secretário-geral do Legislativo, Jonata Mena, além da coordenadora do curso de Arquitetura da Uniso, Paola Oliveira Jaekel, e da estudante de arquitetura Jéssica Oki.