O vereador é autor de projeto de lei que prevê a substituição de favelas por moradias populares, em efeito cascata
Autor do Projeto de Lei nº 99/2021, que institui no Município de Sorocaba o Programa Municipal de Erradicação de Favelas, com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida de munícipes moradores de favelas da cidade, o vereador Dylan Dantas (PSC), também está solicitando ao Executivo, por meio dos órgãos competentes, informações a respeito da quantidade de favelas existentes em Sorocaba.
“Sorocaba é a 9ª cidade mais populosa do Estado e a 31ª do país e, com o crescimento populacional da cidade, observamos o surgimento de diversos focos de favelas. O processo de favelização ocorre por meio da construção gradual de moradias inadequadas em áreas consideradas impróprias e de risco, um problema que precisar se enfrentado, como proponho em meu projeto de lei”, afirma Dylan Dantas.
O vereador argumenta que “a favelização das áreas urbanas tem consequências diversas que implicam na perda da qualidade de vida da população, uma vez que os moradores das favelas têm dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos, como abastecimento de água, fornecimento de energia e coleta de lixo”.
Em seu requerimento, Dylan Dantas quer saber do Executivo se existe algum levantamento quantitativo das favelas de Sorocaba e, caso contrário, indaga se é possível efetuar o mapeamento das favelas de Sorocaba e realizar um monitoramento delas para que, posteriormente, possa ser feito o estudo de um programa de erradicação de favelas, em efeito cascata.