18/03/2022 14h17
atualizado em: 21/03/2022 07h56

A entrega da honraria ocorreu em sessão solene, nesta sexta-feira, 18, com a presença de autoridades locais e nacionais

O ex-juiz Sérgio Moro, que esteve à frente da Operação Lava-Jato antes de deixar a magistratura, recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada no início da tarde desta sexta-feira, 18, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias, autor do Decreto Legislativo nº 1.906, de 2 de dezembro de 2021, aprovado em plenário, que concede a honraria ao ex-juiz.

Além de Ítalo Moreira, que presidiu a solenidade, a mesa de honra foi composta pelo vereador Fausto Peres, 2º vice-presidente da Mesa Diretora e presidente regional do Podemos, e pelo homenageado, Sérgio Moro. Os vereadores Péricles Régis (MDB), Rodrigo do Treviso (União Brasil), João Donizeti Silvestre (PSDB) e Vinícius Aith (PRTB) também estiveram presentes, assim como o secretário de Comunicação Institucional da Casa, Fábio Mascarenhas, o secretário geral, Jonatha Mena, e o secretário de Gestão Administrativa, Ramon Porto. Representantes de diversos movimentos sociais, como o Vem pra Rua e o MDD (Movimento Democracia Direta) também marcaram presença.

“Ícone internacional” – “Sérgio Moro é um ícone internacional do combate à corrupção, que levou para a cadeia desde bandidos do PCC até políticos poderosos, como como ex-presidente, ex-governador, além de grandes empresários”, afirmou Ítalo Moreira, ao saudar os presentes, defendendo o combate à “corrupção sistemática”. Por sua vez, o vereador Fausto Peres (Podemos), que assumiu temporariamente a presidência da sessão durante o discurso do proponente da homenagem, falou do trabalho da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, e disse que a agremiação vem crescendo em todo país e que é uma honra ter Sérgio Moro em suas fileiras.

Ítalo Moreira, em seu discurso, afirmou que Sérgio Moro, como juiz, enfrentou o crime organizado e a corrupção política. “Nós temos um Brasil antes e depois da Lava-Jato. O Brasil de antes era o país da impunidade, em que grandes empresários e políticos corruptos se julgavam acima da lei e nunca eram punidos por seus crimes. A Lava-Jato, com Sérgio Moro à frente da equipe que desenvolveu essa operação, enfrentou essa impunidade e levou muitos corruptos poderosos para a cadeia, tornando-se uma referência internacional no combate à corrupção sistemática”, enfatizou o parlamentar, que fez questão de destacar que o custo da homenagem, como a confecção da placa, foi bancado com recursos próprios.

Em seu discurso de agradecimento à homenagem, Sérgio Moro disse que foi a primeira vez que veio a Sorocaba, lembrou as relações históricas entre São Paulo e Paraná e ressaltou o caráter pujante e industrial da cidade. Também defendeu sua visão de país, enfatizando sua bandeira de combate à corrupção sistemática. Após a sessão solene, o homenageado concedeu entrevista coletiva à imprensa, organizada pelo cerimonial e pela equipe de comunicação da Câmara Municipal, e também concedeu entrevista à Rádio Câmara.

Dados biográficos – Paranaense de Maringá, Sergio Fernando Moro nasceu em 1º de agosto de 1972, filho dos professores Dalton Áureo Moro e Odete Stake Moro, ambos descendentes de italianos. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995. Concluiu o mestrado (2000) e o doutorado em Direito (2002) na Universidade Federal do Paraná. Durante a vida acadêmica, participou de um programa de instrução de advogados de Harvard, aprofundando seus estudos sobre lavagem de dinheiro.

Tornou-se juiz federal do Tribunal Federal da 4ª Região aos 24 anos e é professor universitário. Em 2003, assumiu vara especializada na investigação de crimes de lavagem de dinheiro e de crimes contra o sistema financeiro, atuando no Caso Banestado. Em 2014, autorizou a primeira fase da Operação Lava-Jato, que viria a resultar em cerca de 200 condenações contra pelo menos 140 pessoas, entre políticos e empresários. A operação pediu o ressarcimento de quase R$ 40 bilhões aos cofres públicos.

Justificativa da homenagem – Na justificativa do decreto legislativo que possibilitou a homenagem, Ítalo Moreira afirma que a atuação de Sérgio Moro como juiz, sobretudo à frente da Operação Lava-Jato, “representa um momento histórico, que merece ser reconhecido e celebrado, uma vez que a Lava-Jato foi a maior operação de combate à corrupção da história do Brasil, que repercutiu internacionalmente, a exemplo da Operação Mãos-Limpas, na Itália”.

O vereador também enfatiza que Sérgio Moro, “ao contrário do que muitos pensam, não nasceu em berço de ouro”, mas numa família de professores (o pai, professor de geografia; a mãe, de português) e, desde pequeno, “aprendeu a valorizar os estudos, por entender o quanto a educação é importante na vida das pessoas”.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e pela Internet, a sessão solene também está disponível no portal da Câmara e em suas redes sociais.