06/12/2021 12h42
atualizado em: 06/12/2021 12h44

O atual secretário municipal de Educação, Danilo Ramos, também falou sobre os desafios enfrentados pelo ensino durante a pandemia e sua experiência po

O atual secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Vargem Grande Paulista, Danilo Ramos, foi o convidado do programa Jovens Criativos, exibido na manhã desta segunda-feira, 6, na TV Câmara Sorocaba, com apresentação do secretário de comunicação Fábio Mascarenhas. Formado em direito e cursando gestão pública, Ramos também foi secretário de gestão, quando houve a implantação do programa “Tarifa Zero” no Município e que chama a atenção dos demais municípios no entorno.

Segundo Ramos, em 2018 a empresa que operava o transporte público na cidade abandonou o serviço e, emergencialmente o município passou a ofertar gratuitamente o transporte à população, com as vans e motoristas da própria prefeitura, por 40 dias. “O prefeito entendeu, nesses 40 dias, que era possível dar transporte de graça, dai, eu como secretário de gestão, na época, comecei a discutir financeiramente naquele momento uma forma de aprovar uma lei que pudesse transformar o transporte em gratuito”, explicou.

Em seguida, foi aprovada a criação de um fundo municipal de transporte com recursos oriundos de Zona Azul, multas de trânsito, pátio de apreensão de veículos e propaganda em ônibus e pontos de parada. Também foi criada uma taxa para os empregadores, referente aos funcionários que recebem vale transporte. Foi aberta ainda uma licitação para a locação dos ônibus, cabendo a prefeitura apenas a gestão do contrato.

“Então, nós locamos esse serviço completo e o que era R$ 600 mil nós conseguimos licitar por R$ 392 mil, para fazer gratuitamente”, completou, reforçando que hoje a medida acabou se transformando em um programa social, uma vez que 115 mil passageiros são atendidos ao mês, gratuitamente. Destacou ainda que o “Tarifa Zero” teve reflexos positivos inclusive no comércio da cidade.

Durante a entrevista, o convidado também falou sobre a política no Município, que conta com onze vereadores, e também sobre os desafios enfrentados à frente da secretaria de Educação, inclusive durante a pandemia e a necessária adaptação ao sistema virtual. Transmitido ao vivo, o programa Jovens Criativos com a participação de Danilo Ramos já está disponível, na íntegra, nas redes sociais do Legislativo e na grade de programação da TV Câmara Sorocaba.