22/11/2021 13h13
Facebook

Assim como em anos anteriores, a categoria foi homenageada por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), em celebração a data, comemorada em 20 de novembro.

O Dia do Biomédico foi celebrado em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Sorocaba na manhã do último sábado, 20, por iniciativa do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB). Desde 2017 o parlamentar promove a solenidade em homenagem à categoria, responsável pela realização de uma série de exames, investigação de doenças e estudos na área da saúde.

Além do vereador, compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: Michel Sant’anna de Pinho, que esteve representando o presidente do Conselho Regional de Biomedicina (CRB) da 1º Região, Darcio Campos; a delegada da entidade, Daniângela Barbosa e o conselheiro do CRB, Eric Diego Barioni. Outros representantes do conselho, professores de biomedicina, biomédicos e estudantes também estiveram presentes.

Na saudação inicial aos profissionais, o vereador João Donizeti ressaltou a importância dos biomédicos durante a pandemia de Covid-19 e na busca por vacinas, diagnósticos e sequenciamento do vírus SARCOV-2. “São eles que nos guiam em estudos, desde a identificação até a busca pela cura do Covid-19. O Exame PCR, que se tornou conhecido por todos nós, são os biomédicos essenciais para realização desse procedimento, pois procedem a análise do material coletado”, afirmou João Donizeti. 

Homenagens – Durante a solenidade foram homenageados alguns profissionais em nome de diversas categorias: Roberto Martins Figueiredo; representando a importância da divulgação científica; Alexandra Dias Reis, em nome da biologia molecular; Caroline Augusto de Souza Bronstein, pelas análises clínicas; Maria Cláudia Lopes de Camargo, representando a saúde pública; e Samantha Aparecida Alves, pelo diagnóstico por imagens. 

O biomédico Eric Barioni também homenageou os biomédicos que perderam a vida durante a pandemia: Wilson de Almeida Siqueira; Marcelo Abissamra Issas; Ney Piroselli e Jennifer Piccoli, assim como o motorista do Samu, Jorge Luís de Camargo. Também lamentou os 612 mil brasileiros mortos durante a pandemia e que ainda haja pessoas que não confiem nas vacinas. 

Em seu discurso falou ainda sobre a importância da ciência, “que tem se mantido no limite de suas possibilidades”, como frisou, devido à falta de incentivo. “Em tempos de tanto obscurantismo e segregação, hoje estamos alegres aqui, não somente pelo Dia do Biomédico, mas pela celebração da ciência, que nesse tempo de crise foi descoberta por muita gente e tem nos salvado de desgraça pior e guiado os nossos passos”, ressaltou. 

Dia do Biomédico – A delegada Daniângela Barbosa lembrou que o Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro de cada ano, foi instituído no calendário oficial de Sorocaba, pela Lei 11.447, de 26 de outubro de 2016, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku, com o objetivo de valorizar a categoria.

“Ressaltamos que essa solenidade do Legislativo já se incorporou ao calendário oficial da delegacia do Conselho Regional de Biomedicina. Essa data está gravada em nosso espírito e na reflexão que este evento proporciona, ao homenagear as mais diversas e diversos profissionais biomédicos que se destacam nos variados campos da biomedicina em Sorocaba”, afirmou. Também prestou sua homenagem à força da mulher na ciência e reforçou o exemplo das biomédicas durante a pandemia “com suas duplas ou triplas jornadas”. 

Em seguida foram nomeados os subdelegados do Conselho Regional de Biomedicina (CRB) da 1º Região, pelo representante do presidente da entidade, Michel Santana de Pinho.

A Biomedicina surgiu no Brasil em 1966, quando foi criado o primeiro curso na Escola Paulista de Medicina. Desde sua origem, o curso passou por diversas modificações curriculares, ampliando as suas habilitações e qualificando seus profissionais na área de saúde. A profissão ganhou força no final da década de 70, sendo regulamentada na década de 80, com a criação do Conselho Federal de Biomedicina e dos respectivos Conselhos Regionais.

A sessão solene contou com apresentações musicais de Maísa (voz) e Adalberto Azevedo (teclado), da Banda Sunset Musical, e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) está disponível no portal da Casa e em suas redes sociais.