20/10/2021 13h23

Em resposta ao pedido do vereador, a Secretaria da Saúde também apresentou dados de atendimento do serviço

Preocupado com a situação do atendimento de fisioterapia em Sorocaba, em razão de diversas reclamações que recebeu de munícipes, o vereador Silvano Jr. (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicitou ao Executivo informações sobre o tratamento de fisioterapia para os pacientes atendidos pelo SUS em Sorocaba.

“O tratamento fisioterapêutico possui um papel de vital importância para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e se tornou ainda mais essencial com a pandemia. A fisioterapia é fundamental para a reabilitação física de muitos pacientes, bem como para reduzir dores crônicas e agudas em todo o corpo, restaurando a integridade de órgãos, sistemas e funções”, afirma Silvano Jr.

Em resposta ao requerimento de Silvano Jr. (Republicanos), o Executivo, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o atendimento de fisioterapia é feito de acordo com a demanda e, atualmente, a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Universidade Paulista (Unip) atendem pacientes de fisioterapia da rede municipal de saúde. Segundo a secretaria, a Uniso tem capacidade para realizar 32 atendimentos por semana e a Unip tem capacidade para atender 20 pacientes.

A Policlínica também oferece atendimento de fisioterapia, de acordo com os programas municipais voltados para os seguintes públicos: 60 atendimentos semanais para pacientes do pós-operatório de traumatologia e ortopedia recente; 36 pacientes por semana para pacientes do Programa de Hanseníase e Pós-Operatório; 60 pacientes semanais do Programa de Feridas e Pé Diabético e Pós-Operatório; e 20 pacientes, duas vezes na semana, do Programa Recém-Nascido de Risco.

Também respondendo ao questionamento de Silvano Jr., o Executivo informou que a o Município de Sorocaba possuía contrato vigente com clínica de fisioterapia até o final de maio de 2021, mas, por motivos alheios à administração municipal, não foi possível renovar esse contrato. “Frente a isso, a equipe técnica da Secretaria da Saúde realizou melhorias nos documentos norteadores do serviço para subsidiar nova contratação, através de licitação”, informa o Executivo. E como Silvano Jr. indagou se é possível priorizar a contratação do serviço, o Executivo informou que pedida prioridade e o edital está sendo elaborado.