19/10/2021 09h46
atualizado em: 19/10/2021 09h51

O vereador falou de alguns de seus projetos de lei e defendeu a disponibilidade de mais ambulâncias para atender a população

Medidas em prol da habitação popular, como a proposta de regulamentar o valor máximo dos condomínios em conjuntos habitacionais, além do pedido por mais ambulâncias para atender a população, foram alguns dos temas abordados pelo vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 19. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre melhorais nos bairros.

Membro da Comissão de Habitação da Câmara, o vereador Vitão Cachorrão participou da abertura do edital do Programa Casa Nova Sorocaba, na semana passada, e ressaltou a importância do programa para as famílias que não têm onde morar e sofrem para pagar o aluguel. A pedido do vereador, as inscrições para o programa foram reabertas e serão feitas também presencialmente nas Casas do Cidadão. “Muitas pessoas têm dificuldade de fazer a inscrição pela Internet, então pedi ao secretário Thiago da Guia e ao prefeito Manga que as inscrições também pudessem ser feitas nas Casas do Cidadão e, felizmente, esse pedido foi atendido”, conta.

Ainda na área de habitação, Vitão do Cachorrão explicou sua proposta de regulamentar os aumentos dos condomínios dos conjuntos habitacionais. “Muitas vezes, a pessoa é sorteada e conquista sua moradia num conjunto habitacional como o Carandá. Ela vem de uma área de risco, ganha um salário mínimo e paga 100 reais pela casa. Então, vem a reunião do condomínio, a pessoa é leiga, assina papeis e, quando se dá conta, está pagando 280 reais pelo condomínio. Acaba tendo que vender o apartamento e voltar a morar de favor. Meu projeto limita o valor do condomínio ao valor da parcela do imóvel, ou seja, se a pessoa paga, por exemplo, 100 reais de prestação de sua moradia, seu condomínio não pode ser mais do que esse valor”, explica.

Melhoria nos bairros – O vereador acompanhou o início da recuperação do asfalto no Parque São Bento, que, conforme lembrou, obrigava até o desvio das linhas de ônibus, em razão dos buracos, e disse que a melhoria é resultado de um trabalho conjunto, que, no seu caso, foi objeto de vários requerimentos ao Executivo. Também falou de suas reiteradas cobranças por melhoria na iluminação pública da cidade, defendendo a implantação de lâmpadas de LED para aumentar a qualidade da iluminação, não só no centro da cidade, mas nas periferias, enfatizando que essa é uma medida essencial para a própria segurança da população.

Vitão do Cachorrão elogiou o trabalho da Prefeitura de Sorocaba quanto à iluminação pública das praças dos bairros periféricos, mas lamentou que estejam ocorrendo o roubo de fiação elétrica nesses locais, como ocorria nas escolas, defendendo medidas técnicas para dificultar esse furto, como a soldagem de um dispositivo nos postes para dificultar a retirada dos fios. Ainda sobre segurança, lembrou de uma de suas bandeiras, a colocação de guardas nas escolas medidas, implementada pela Prefeitura, e defendeu que a medida do gênero seja estendida às unidades de saúde.

Presidente da Comissão de Saúde, composta por Fábio Simoa (Republicanos) e Fernanda Garcia (PSOL), Vitão do Cachorrão também falou sobre demandas na saúde. Segundo ele, o atendimento à saúde vem melhorando na atual gestão, mas ressaltou a necessidade urgente de se agilizar o atendimento das ambulâncias e disse ter pedido ao prefeito Rodrigo Manga para que a Prefeitura faça parcerias para deixar ambulâncias de plantão em cada Pronto-Atendimento da cidade. “Às vezes, demora dez horas para obter uma vaga. Imagine ter que esperar mais oito horas por uma ambulância, como ocorreu com uma paciente? Por uma fração de segundos, vidas são salvas”, enfatizou.