14/10/2021 13h16

A entidade oferece cuidados paliativos para pacientes com câncer em fase avançada e seus familiares

Associação “Peregrinos do Cuidar”, que oferece atendimento a pacientes oncológicos em fase avançada e a seus familiares, foi homenageada com votos de congratulações durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira, 14. A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que destacou o trabalho da entidade no sentido de aliviar os sintomas da doença e o sofrimento dos pacientes nas esferas física, social, familiar, emocional e espiritual.

“A situação da saúde é uma preocupação diuturna de todos os vereadores, esse tema é muito discutido na Câmara, a Associação Peregrinos do Cuidar tem desenvolvido um grande trabalho nessa área, voltado para os pacientes oncológicos. Sabemos que há pacientes em estágio avançado da doença, que chegam à entidade no limite, e é muito importante esse atendimento que ela oferece para o paciente e seus familiares”, destacou Cristiano Passos.

O médico oncologista Paulo Bispo, que lidera a Associação Peregrinos do Cuidar, agradeceu a homenagem em nome de todos os voluntários e assistidos pela associação, que atua há um ano e meio na cidade. “Essa homenagem nos traz mais confiança e motivação para seguirmos firmes no propósito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos com doença avançada bem como de seus familiares”, afirmou.

Paulo Bispo destacou que, neste mês, além da campanha do “Outubro Rosa”, a entidade também trabalha a conscientização sobre os cuidados paliativos. “Esses cuidados são extremamente importantes para os pacientes que têm doenças avançadas, infelizmente incuráveis. Nesses casos, é comum ouvir: ‘Não há mais nada a fazer’. Mas repudiamos essa frase, porque há muito ainda a se fazer pela dignidade da vida”, afirmou. A Associação de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos Peregrinos do Cuidar funciona na Rua João dos Santos, 185, no Bairro Santa Rosália.