14/10/2021 12h13
atualizado em: 14/10/2021 12h13
Facebook

Para o parlamentar, o projeto sociocultural seria o ideal para o prédio com histórico de cultura

Após o anúncio pelo Poder Executivo de que o antigo imóvel da Oficina Cultural Regional Grande Otelo seria doado pelo Estado de São Paulo ao município de Sorocaba, surgiram hipóteses do que seria instalado no local. O vereador Luis Santos (Republicanos), em tratativas com o prefeito Rodrigo Manga, defende que o Projeto Guri seja instalado no local, colaborando para o êxito e destinação correta do prédio.

Defendido pelo prefeito Rodrigo Manga de que seja utilizado em atividades culturais, o Projeto Guri (Escola Pública de Cultura e Artes Ettore Marangoni) é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e encaixa-se perfeitamente na proposta, no entender de Luis Santos. Transferido para o Jardim Sandra em 2019, atualmente funciona na antiga unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) oferecendo para criança e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, cursos de iniciação musical e instrumentos musicais. 

Luis Santos observa que, desde que a unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi desativada no bairro, a região do Jardim Sandra, que inclui Jardim Emília, Jardim Santa Fé e Jardim Faculdade, ficou sem ensino fundamental. 

“Com a inativação do Sesi, a região ficou desprovida de ensino fundamental para as crianças, sendo necessário se desloquem grandes distâncias para estudar”, enfatiza Luis Santos, que apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a instalação de uma escola no bairro. Para ele, a possibilidade da transferência do Projeto Guri para o antigo Prédio da praça Frei Baraúna trouxe a esperança do bairro e região voltar a ter ensino fundamental.