14/10/2021 11h10
atualizado em: 14/10/2021 11h04

Na Rádio Câmara, Cláudio Sorocaba (PL) também defendeu a gratuidade no transporte para alunos que vão fazer prova do Enem

Transporte gratuito para alunos que irão fazer as provas do Enem, projetos essenciais para a cidade e os recordes de produção do Legislativo sorocabano, com 7.254 proposituras apresentadas neste ano até agora, foram alguns dos assuntos abordados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 14. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o parlamentar também falou de conquistas na região do Júlio de Mesquita.

O presidente da Câmara também comentou o recorde de produção da Câmara Municipal, que, até a data de ontem, já contabiliza 7.254 proposituras, entre projetos, requerimentos, indicações e moções. “Esse número de proposituras já supera a de anos anteriores. Isso mostra que os vereadores estão preocupados com os problemas da população e, mesmo com os problemas da pandemia, estão trabalhando intensamente. É isso o que a população quer: trabalho”, enfatiza Cláudio Sorocaba.

O presidente da Câmara também ressaltou a importância dos projetos de lei que serão votados, hoje, nas sessões ordinária e extraordinária. “Hoje, na sessão ordinária, estamos votando o Plano Plurianual e, em seguida, teremos sessões extraordinárias para aprovar projetos muito importantes para a cidade, entre eles, o projeto que institui a Operação Delegada, em convênio com a Polícia Militar, para levar mais segurança à população. Outro projeto fundamental é sobre o Programa Casa Nova Sorocaba, com o objetivo de fazer com que programa de moradia seja efetivado”, observa.

Provas do Enem – Cláudio Sorocaba defendeu que os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) e estejam passando por dificuldades financeiras tenham o direito à gratuidade no transporte público. E, na entrevista, falou de seu requerimento ao Executivo, em que solicita essa medida, nos moldes da medida que – por sugestão sua – já foi adotada em relação à vacinação contra a Covid-19, em que as pessoas que vão vacinar e não podem pagar passagem têm direito ao transporte gratuito.

“No auge da pandemia, levamos ao prefeito a proposta de oferecer transporte gratuito para as famílias carentes poderem vacinar e ele acatou a ideia de imediato. Agora, estou reivindicando que também seja garantido o transporte gratuito para os alunos que vão fazer o Enem. Não é justo que aquele que mais precisa fique sem fazer a prova do Enem por falta de transporte. O prefeito já pediu à Urbes para fazer esse estudo e, se Deus quiser, vamos conseguir essa gratuidade”, afirmou.

Melhorias nos bairros – Cláudio Sorocaba também discorreu sobre melhorias nos bairros. “Estamos caminhando para dez meses da gestão do prefeito Rodrigo Manga e podemos contabilizar várias conquistas para a cidade, inclusive para a região do Júlio de Mesquita, pela qual tenho especial carinho. Hoje, o posto de saúde do bairro foi transformado num Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas, com pediatra e dentista. Era uma reivindicação antiga dos moradores, que conseguimos implantar”, conta.

Cláudio Sorocaba também falou de outras melhorias na região do Júlio de Mesquita, como a implantação de ecopontos e a entrega de área de lazer. “Muitas vezes, a criança passa na porta de um condomínio e vê crianças brincando, mas sua família não tem condições de oferecer esses brinquedos. Por isso, é muito importante a implantação desse espaço de lazer. A gente vê isso no olhar das famílias”, afirma.

O vereador também falou sobre a individualização dos hidrômetros e disse que isso será feito sem nenhum custo para a população, observando que, além de fazer justiça ao gasto efetivo de cada unidade habitacional (evitando que uma pessoa que mora sozinha pague o mesmo que uma família com muitas pessoas), a medida também significa economia de água, o que é fundamental em função da crise hídrica.

Presença nos bairros – O vereador ressaltou a importância da atuação direta nos bairros. “Desde que fui eleito em 2004 e tomei posse em 2005, sempre mantive o atendimento nos bairros, com meu escritório no Júlio de Mesquita, onde atendo a população todas as quartas-feiras. No ano passado, devido à pandemia, esse atendimento teve de ser interrompido, mas estamos voltando”, conta. “É fundamental esse contato direto com as pessoas, olhar no olho delas. A cidade tem muitos locais bonitos, mas, no fundo, ainda há muitas pessoas que precisam do auxílio do poder público”, observa.

Por fim, o presidente da Câmara elogiou o trabalho da equipe de comunicação da Câmara Municipal que, através da TV Câmara e do cerimonial, em parceria com a Prefeitura Municipal, cobriu as festividades do Dia das Crianças, no último domingo. “Isso mostra que foi um acerto ter implantado a TV Câmara lá atrás, em meu mandato anterior como presidente da Casa”, observa, observando que os meios de comunicação da Casa se consolidaram, possibilitando mais transparência e participação nos trabalhos do Legislativo.