14/10/2021 08h45
atualizado em: 14/10/2021 09h01

O vereador observa que, de acordo com estudos, mais de 25% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão

O vereador Cristiano Passos (Republicanos), por meio de indicação na Câmara Municipal, solicita ao Poder Executivo a implantação de teste de acuidade visual com equipamento portátil nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo, segundo ele, é detectar precocemente possíveis problemas de visão nas crianças da rede.

“Estudos indicam que mais de mais de 25% de crianças em idade escolar sofrem com alguma forma de desordem visual, por isso, esses testes são muito importantes. Qualquer que seja o problema de saúde, quando mais cedo ele for descoberto, melhor. Sem contar que problemas de visão podem atrapalhar o rendimento do aluno”, argumenta o vereador.

Cristiano Passos observa que, hoje, existem equipamentos portáteis para testar a acuidade visual a partir dos seis meses de idade. O sistema, segundo ele, analisa os dois olhos ao mesmo tempo, a uma confortável distância de um metro entre o dispositivo e o paciente, e sua tela sensível ao toque permite uma operação simplificada e de fácil gerenciamento.

“É um exame simples, frequentemente realizado em crianças, justamente porque a detecção precoce pode evitar o agravamento de problemas visuais”, enfatiza Cristiano Passos, observando que, normalmente, os equipamentos portáteis captura informações em poucos segundos e utilizam luzes e sons para ajudar a envolver as crianças, facilitando a realização do exame.